Bahia, 09 de Julho de 2020
Por: Ascom - Câmara
27/06/2020 - 07:16:54

A evolução da pandemia do novo coronavírus fez o governo da Bahia disponibilizar, até o momento, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 40 leitos clínicos exclusivos para o tratamento da doença em Eunápolis. O Hospital de Referência para a região está sendo montado no antigo Hospital das Clínicas, que estava fechado.

Com o intuito de autorizar o credenciamento de uma Organização Social que assumirá a gestão do Hospital das Clínicas, temporariamente, Câmara de Vereadores de Eunápolis reuniu-se, extraordinariamente, na tarde desta sexta-feira (26/06) para discutir e votar a permissão para que o município realize parceria neste sentido com o Governo do Estado.

A sessão foi convocada por meio do Diário Oficial Eletrônico no dia 19 de junho, com o mínimo de 5 dias de antecedência, conforme o Regimento Interno da Casa.

Foram realizadas duas sessões extraordinárias para apreciar e votar o Projeto de Lei 003/2020, de autoria do Poder Executivo. Com 11 votos favoráveis, a matéria foi aprovada pela unanimidade dos presentes e agora segue para a sanção do prefeito Robério Oliveira.

Seis vereadores não puderam comparecer à sessão. Cherubino José de Souza, Luis Carlos Silva de Jesus e Ubaldo Suzart estão viajando. Jurandir Leite, Arthur Dapé e Jota Batista foram avisados pelo presidente, mas não puderam estar presentes.

RESPIRADORES

O governo do Estado promete instalar os respiradores na unidade até a próxima semana.

Atualmente, a Bahia registra uma progressão de 9% por dia no número de casos de coronavírus. Porém, algumas regiões apresentam um quadro mais grave.

Eunápolis, por exemplo, registrou 17 mortes até esta data. Sem leitos de UTI em Porto Seguro, para onde os pacientes de Eunápolis foram regulados no primeiro momento da pandemia, muitos doentes graves estão sendo transferidos para serem atendidos em Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, onde contam com UTI da rede pública.

PARCERIA

Preocupada com o avanço dos números de doentes na cidade, a Secretaria de Saúde do Estado decidiu abrir o Hospital de Referência e vai credenciar uma Organização Social que assumirá a gestão hospitalar, que compreende o funcionamento dos leitos, disponibilizando equipe médica especializada.

Em contrapartida, o município de Eunápolis decretou a requisição administrativa do hospital das clínicas devido à necessidade para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e pagará pela utilização do imóvel.

Veja + Notícias/Geral
PORTO SEGURO / UTI

Prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira, visita obras de instalações dos novos leitos de UTIs do Hospital Neurocor
Ainda na manhã desta segunda, 6/7, a prefeita Claudia Oliveira esteve no Hospital Neurocor para acompanhar o andamento dos serviços de implantação dos novos 10 leitos.