Bahia, 20 de Abril de 2024
SAÚDE

MCO-UFBA está entre as 20 instituições mais elogiadas do Executivo Federal em 2019
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) está entre as 20 instituições do Governo Federal mais elogiadas no ano de 2019. O dado é da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.Br), sistema desenvolvido pela CGU, que avaliou 348 órgãos do Governo Federal cadastrados.
Por: Comunicação - MCO
24/01/2020 - 08:48:38

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) está entre as 20 instituições do Governo Federal mais elogiadas no ano de 2019. O dado é da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.Br), sistema desenvolvido pela CGU, que avaliou 348 órgãos do Governo Federal cadastrados.

Dentre as manifestações recebidas pela Ouvidoria da Maternidade Climério de Oliveira, 45,7% foram elogios, ultrapassando a porcentagem de reclamações (28,4%). Outro ponto que merece destaque é o tempo médio de resposta de 10,7 dias, enquanto o cenário geral das Ouvidorias federais é de 20,8 dias.

Entre os tipos de manifestações possíveis no Fala.BR estão denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio e simplifique (solicitar a simplificação de etapas burocráticas no processo de prestação de um serviço).

“O número de elogios reflete o comprometimento da gestão da MCO-UFBA/Ebserh e de seus colaboradores com a missão de prestar uma assistência humanizada e qualificada à saúde da mulher e da criança”, afirma Jacinta Veloso, ouvidora da Maternidade.

Jacinta ressalta ainda que os elogios ratificam o nível de satisfação dos usuários verificado na Pesquisa de Satisfação realizada no primeiro semestre de 2019, que registrou 61,1% de usuários satisfeitos e 37,5% muito satisfeitos.

As informações e manifestações realizadas na plataforma Fala.BR são consolidadas no “Painel Resolveu?”, também desenvolvido pela CGU, e que pode ser consultado pela população. O objetivo é dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Rede Ebserh

A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh, que administra 40 hospitais universitários federais. Destes, 13 unidades ficaram entre os 20 órgãos mais elogiados. No total, a Rede Ebserh reuniu mais de 4mil elogios, totalizando 51,75% do total de manifestações positivas contabilizadas pela CGU, o que significa mais da metade de todos os elogios recebidos por todas as instituições do Poder Executivo Federal juntas no ano de 2019.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Veja + Notícias/Geral