Bahia, 19 de Março de 2024
Por: Política Livre
14/09/2019 - 08:51:28

A cerimônia de abertura do 7º Encontro de Prefeitos da Bahia, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (13), em Guarajuba, resultou na conquista de uma luta municipalista que se arrastava há mais de 25 anos. O governador Rui Costa (PT) anunciou que vai pagar os royalties do petróleo aos municípios baianos a partir de janeiro. A conquista foi comemorada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro (PSD).

“Esse é o resultado de uma luta nossa antiga. Finalmente, alguém que veio do povo, para socorrer os prefeitos que estão em situação difícil”, disse Eures, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa. “Quero que façam acordo, o mais rápido possível, nas ações e nos processos, seja no coletivo da UPB ou nas ações individuais dos municípios, que requerem o pagamento dos royalties do petróleo. Feito o acordo judicial, quero começar a pagar a partir de janeiro de 2020”, anunciou Rui Costa.

Mais de 317 prefeitos estavam presentes na abertura do evento, além de deputados estaduais e federais, senadores e representantes de instituições parceiras. Organizado pela UPB, no hotel Vila Galé, o encontro acontece até este domingo (15) com o tema “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”. Além das palestras, os gestores têm acesso ao atendimento individualizado de secretarias estaduais e dos ministérios da Economia, Desenvolvimento Regional, Turismo, Cidadania, Justiça e Segurança Pública e Saúde (com técnicos da Funasa).

Veja + Notícias/Geral