Bahia, 29 de Março de 2024
N. SRª D´AJUDA

Porto Seguro: Milhares de pessoas participaram da festa em homenagem aos 470 anos da padroeira N. Srª d´Ajuda
A prefeita fez questão de valorizar o empenho da administração do Arraial. "Quero deixar o meu reconhecimento pelo trabalho que eles fazem para receber bem os romeiros. O distrito precisa estar bem cuidado, como é a nossa preocupação durante todo o ano, mas agora esse cuidado é redobrado", salienta.
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
17/08/2019 - 10:32:12

Mesmo com a chuva que caiu durante todo o dia, a praça Brigadeiro Eduardo Gomes ficou pequena para a grande multidão de fiéis e romeiros que foram prestigiar, dia 15/08, a festa em homenagem à padroeira, Nossa Senhora d´Ajuda. A missa solene, que marcou os 470 anos de devoção à Santa, foi conduzida pelo bispo diocesano, D. José Edson Santana de Oliveira e contou com a presença do reitor do santuário e coordenador da festa, padre Casemiro; da prefeita do município, Cláudia Oliveira, além de padres de diversas paróquias de Porto Seguro e outros municípios. 
"São 470 anos de uma história, que começou com a chegada dos primeiros missionários jesuítas. Estamos aqui como herdeiros dessa história, dessa alegria, filhos verdadeiros dessa igreja una, católica e apostólica", disse o bispo. Em sua pregação, D. Edson lembrou que o papa Francisco é um padre jesuíta, e destacou os quatro princípios da fé católica – "Deus me ama", "Jesus Cristo me salva", "Jesus vive e é o Senhor" e "O Espírito Santo dignifica a nossa caminhada". 
Como todos os anos, a prefeita Cláudia Oliveira fez questão de participar de todos os momentos da festa, desde a preparação, até a procissão, que arrastou milhares de fiéis pelas ruas de Arraial d´Ajuda. "Como fiel a Deus e Nossa Senhora, para mim, é momento de fé, de recarregar as forças e pedir para minha família, para a cidade que eu administro, para toda a população, não só daqui, mas também para os romeiros que vêm todos os anos, para o Brasil e o mundo, que precisa muito de paz", disse a prefeita. 
Segundo ela, o momento é especial também para agradecer. "Eu venho para agradecer, pela saúde e porque Deus me dá muita força para administrar uma cidade tão importante da Bahia, que é a terra mãe do Brasil".  A prefeita fez questão de valorizar o empenho da administração do Arraial. "Quero deixar o meu reconhecimento pelo trabalho que eles fazem para receber bem os romeiros. O distrito precisa estar bem cuidado, como é a nossa preocupação durante todo o ano, mas agora esse cuidado é redobrado", salienta.
A prefeita ressaltou que as equipes são reforçadas com servidores da sede, para dar conta de setores como iluminação, limpeza pública, guarda municipal, organização do trânsito e saúde, com médicos e enfermeiros à disposição dos fiéis. "Quero agradecer especialmente o empenho dos nossos garis, esses guerreiros que trabalham com sol e chuva para deixar a cidade limpa para nossos romeiros. A prefeitura como um todo se envolve, para que as pessoas cheguem e saiam bem, levando boas lembranças da nossa cidade."





Veja + Notícias/Geral