Bahia, 28 de Março de 2024
LICITAÇÃO PÚBLICA

A importância dos princípios aplicáveis à licitação para administração pública
Um dos temas mais abundantes da atualidade quando se refere à administração pública, é a Licitação. O processo licitatório na aquisição de bens ou serviços. O assunto está nas pautas diárias
Por: A Gazeta Bahia
10/07/2019 - 10:03:19

 

Um dos temas mais abundantes da atualidade quando se refere à administração pública, é a Licitação. O processo licitatório na aquisição de bens ou serviços. O assunto está nas pautas diárias, principalmente nos municípios.  A licitação se apresenta como um instrumento fundamental na preservação e consolidação do princípio da igualdade de todos perante a lei, fazendo com que, os Gestores Públicos hajam com equidistância, proporcionando aos interessados ampla transparência. Respeitado os princípios norteadores da Administração Pública, haverá o uso do dinheiro público de forma eficiência, evitando com isso, o desperdício e a corrupção.
   No entendimento da pregoeira Gionara de Souza Pinha, formada em Administração, com várias especialidades, trabalhando no setor de Licitação da Prefeitura de Itabela, há cerca de onze anos, consultora na área em outros municípios, e no Condesc, dona de um grande curriculum na administração pública, a Licitação é um procedimento dotado de regras e formalidades estabelecidas  previamente aos contratos de serviços, aquisições de produtos e outros. “Um dos focos principais, é a obtenção das propostas com os melhores preços e qualidade dos serviços”, explicou Gionara.
    Ainda conforme as explicações de Gionara, os campos das licitações são vastos e se apresentam das diversas formas. Suas complexidades vão das Leis que regem os certames, quem as realiza, como se inicia, os editais, as modalidades e outros pontos. “A Licitação é um dos setores mais difíceis e complexos de se trabalhar, dentro dos órgãos públicos”, concluiu a pregoeira.

Veja + Notícias/Geral