Bahia, 19 de Abril de 2024
NOTA PÚBLICA

Nota Pública da PRODEN: Ambiente de insegurança prejudica o desenvolvimento da região do Sul da Bahia
Ciente de que o Sul do Estado possui um grande potencial para atrair novos investimentos, empresas e empreendimentos, a Associação Empresarial Pró-Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – PRODEN, encaminhou uma carta ao Governo do Estado cobrando ações efetivas que garantam a tranquilidade e a segurança na região, para que não voltem a ocorrer incidentes de violência
Por: PRODEN
05/07/2019 - 10:06:02

Ciente de que o Sul do Estado possui um grande potencial para atrair novos investimentos,  empresas e empreendimentos, a Associação Empresarial Pró-Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – PRODEN, encaminhou uma carta ao Governo do Estado cobrando ações efetivas que garantam a tranquilidade e a segurança na região, para que não voltem a ocorrer incidentes de violência, como o registrado no último dia 2 de julho, em uma propriedade rural da Veracel Celulose, no município de Belmonte.

Na ocasião, colaboradores de empresas prestadoras de serviço da Veracel foram violentamente agredidos e mantidos como reféns por um grupo de pessoas que havia invadido a área. Seis carros de uma das prestadoras de serviço foram incendiados e árvores do plantio de eucalipto da Veracel foram cortadas. “É inadmissível que ocorram casos de violência como esse que acabam dando um foco negativo para a região”, lamenta a presidente da PRODEN, Victoria Rizo.

O documento foi entregue no dia 04 de julho, por um representante da Associação, ao governador da Bahia, Rui Costa, e ao secretário de Segurança Pública do estado, Maurício Teles Barbosa. Nele, a PRODEN destaca também que os responsáveis pela ação criminosa, que resultou ainda em danos patrimoniais, não representam qualquer tipo de organização ou movimento de sociedade civil.

“Esse ambiente de insegurança acaba prejudicando o desenvolvimento da região”, ressalta Victoria. Ela ressalta que além da PRODEN, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), assim como as entidades representativas do setor rural, como a Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo Sul da Bahia (ASPEX), Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis e de Itabela, também encaminharam pedidos de providências ao governador e ao secretário estadual de segurança pública.

Veja + Notícias/Geral