Bahia, 26 de Abril de 2024
SANTA CRUZ CABRÁLIA

Festa de São Pedro reforça tradição e fé em Santa Cruz Cabrália
Os dias 29 e 30 de junho Santa Cruz Cabrália inicia os festejos em devoção a São Pedro - Padroeiro dos pescadores.
Por: Ascom Cabrália
26/06/2019 - 16:21:00

Os dias 29 e 30 de junho Santa Cruz Cabrália inicia os festejos em devoção a São Pedro - Padroeiro dos pescadores. Todos os anos a festa acontece no cais do porto (Praça da Âncora) e atrai um grande público para comemorar a festa, que faz parte do calendário cultural do município.

Segundo o Prefeito Agnelo Santos, as comemorações mantêm a tradição, o reforço à cultura e a identidade do lugar que é o "Berço da Civilização Brasileira": "Além da tradição e cultura, a festa também reforça a devoção e a fé ao padroeiro dos pescadores. Com diversas atividades culturais, durante todo o dia, e shows à noite, Cabrália reúne moradores e visitantes das cidades vizinhas", afirma o gestor.

No dia 29, a abertura acontece às 05h00 com a alvorada da Filarmônica Associação 08 de Dezembro. A partir das 7h00, terá início a procissão, que passará pelas principais ruas do centro de Cabrália, tendo, na sequência, o levantamento do mastro de São Pedro com a bandeira.

Às 10h00, missa solene celebrada pelo Padre Vanderlei Ferreira, no cais do porto. A procissão dos barcos, acontece logo após a celebração, com as embarcações sempre muito bem enfeitadas, levando o público a um belíssimo passeio pelo Rio João de Tiba.

A partir das 14h00, começam as apresentações folclóricas e a abertura da área infantil e sorteios, além da tradicional brincadeira no pau de sebo. A exemplo do que aconteceu em 2018, será servida a maior mariscado do mundo, onde moradores e turistas degustarão esta iguaria típica da cidade.

Às 18h00, entrega de placas de participação em homenagem a pescadores e marisqueiras. Logo após, apresentação de quadrilhas juninas e shows com as bandas Os Paletes, Skandalus da Bahia e Trem Bala acontecem a partir das 21h00.

Já no dia 30, a festa continua com toda animação; apresentações culturais e folclóricas, quadrilhas, quebra-pote, samba de roda, maculelê, puxada de mastro, capoeira e muito mais.

E como não poderia faltar, shows à noite com a banda Hot My Love e Trio Renascer.

Veja + Notícias/Geral