Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Ascom Cabrália
13/06/2019 - 11:35:26

Visando incrementar o ensino em Santa Cruz Cabrália, o prefeito Agnelo Santos firma parceria com a UNEB através do Projeto Universidade para Todos (UPT/UNEB). O Projeto Universidade para Todos (UPT) é um curso pré-vestibular oferecido gratuitamente para estudantes e ex-alunos das redes públicas estadual e municipal.

Nos dias 10 e 11/06 os representantes da UPT, Mariane Santos - Coordenadora Pedagógica UPT, Darlan Ferreira - Gestor UPT e Robson Braga - Vice Diretor do Departamento Campos XVIII estiveram em Santa Cruz Cabrália para apresentar o projeto. Durante os dois dias, o evento aconteceu na Escola Indígena Pataxó em Coroa Vermelha, das 19h00 às 21h00. A Secretária de Educação Dilza Reis Saigg e a Coordenadora da Educação Indígena, Raimunda Matos receberam os palestrantes e ainda foram representantes do Prefeito Agnelo Santos que tanto se empenhou para que a educação de Cabrália subisse mais esse "degrau".

"Assinamos essa parceria ano passado. O nosso objetivo é alavancar a educação no município. Temos a intenção de elevar o índice de desenvolvimento do município e, para isso, é preciso muito empenho nesse setor. O nosso desejo é que, Cabrália se torne exemplo em educação", explica o gestor.

O Projeto Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB e UESC). Santa Cruz Cabrália foi contemplada com uma turma de 50 alunos. As aulas vão ser ministradas na Escola Estadual Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, de segunda a sexta-feira, no período noturno.

As atividades são presenciais e buscam aprofundar os conhecimentos dos participantes nas seguintes disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Além das aulas, os estudantes contam também com seminários, oficinas, simulados e orientação para escolha da carreira profissional. O material didático e fardamento são gratuitos.

Vale ressaltar que, para ser isento da taxa de inscrição em processos seletivos para os cursos de universidades estaduais, o aluno tem que ter, no mínimo, 75% de participação nas atividades.

A previsão para o início das aulas é no dia 03 de Julho. "O nosso objetivo é que, na data no ENEM desse ano, todos já estejam preparados para ingressarem nas Universidades do entorno da nossa região. A Prefeitura de Cabrália, através do Prefeito Agnelo Santos, está feliz em poder contribuir; não medindo esforços para que, com essa parceria, possamos elevar os índices de desenvolvimento do Município através da Educação, que é a base de tudo", enfatiza Dilza Reis - Secretária de Educação de Cabrália.

Veja + Notícias/Geral