Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom Itagmirim
15/05/2019 - 08:37:37

Cerca de 1800 alunos das escolas municipais e estadual de Itagimirim, são atendidos pelo do Programa Saúde na Escola (PSE) e participam regularmente de uma série de atividades incluída nos 12 eixos prioritários do programa de promoção e prevenção à saúde, dentre elas:

*Verificação da situação vacinal. 
*Ações de combate ao Aedes Aegypti. 
*Palestras sobre DSTs.
*Saúde bucal. 
*Prevenção ao uso de álcool,tabaco e outras drogas.
*Exames de acuidade visual para verificar como está a saúde ocular desse público.

Das várias ações realizadas nas unidades de ensino do município, a equipe de comunicação da prefeitura acompanhou os profissionais da Saúde durante uma visita ao Colégio Othoniel Ferreira, para identificar a necessidade de consultas oftalmológica para alunos.

Na ação, agentes de saúde sob a supervisão das enfermeiras responsáveis pelas Unidades de Saúde, realizaram o “teste de Snellen”, (escala optométrica de Snellen, é um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa).

O teste é associado a orientações de promoção da saúde ocular, para que se ampliem as práticas profissionais para além das ações de avaliação da acuidade visual e de identificação de estudantes com problemas de visão. 
Nessa ação é importante discutir com os estudantes e familiares a produção do cuidado com o ambiente escolar e com o território para evitar acidentes.


*ENTENDA A EFETIVIDADE DO PROGRAMA*

Segundo a coordenadora do PSE, o programa é executado pela Prefeitura de Itagimirim, através da Secretaria Municipal de Saúde e visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

- Com esse pensamento, toda equipe de profissionais do município vem elaborando ações que são executadas, simultaneamente, em todas as unidades de ensino de Itagimirim, através de um calendário muito bem organizado - afirmou Lucia Muniz, coordenadora Municipal do PSE.

A prefeita Devanir Brillantino relatou a importância do programa e os resultados já alcançados com os alunos:

"Somos sabedores que com a saúde em dia, os nossos alunos terão maior produtividade e consequentemente, maior sucesso nas atividades escolares. Os profissionais da Saúde têm trabalhado de forma exemplar, e o programa tem sido executado com muito sucesso em nossa rede de ensino. Tenho certeza que esse trabalho preventivo ajudará e muito os nossos alunos na formação acadêmica no futuro. Graças ao esforço realizado por toda equipe da Saúde em parceria com a Secretaria de Educação".

Veja + Notícias/Geral