Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
06/05/2019 - 11:39:43

A solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para o biênio 2019/2021, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 3/5, no auditório da Câmara Municipal de Porto Seguro.

Participaram da mesa diretiva, a secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt, representando a prefeita, Cláudia Oliveira; vereador Abimael Ferraz (Bibi); da Defensoria Pública, Júlio Pinheiro, representando o Dr. José Renato Bernardes; e a conselheira Luciene Oliveira Carneiro, que foi reconduzida ao cargo de presidente.

A programação iniciou com a execução do Hino Nacional, cantado pela cantora Helen Luz e tocado pelo tecladista Estevão Villas Boas. Em seguida, a presidente Luciene Oliveira destacou os objetivos deste conselho, que representa mais de 29 mil pessoas na comunidade de Porto Seguro conforme Censo do IBGE de 2010 - necessitando de implementação de medidas que visam seus direitos, como acessibilidade, sinalizações e assistência. "Vamos trabalhar para regulamentar o Fundo do Conselho da Pessoa com Deficiência, com o qual a política pública voltada a este público terá sua participação direta", destacou, frisando que seguem o lema "Nada sobre nós, sem nós". Ela ainda citou atividades feitas por entidades sociais na comunidade, como orientação sobre direitos e ações de empoderamento.

A secretária Lívia Bittencourt falou sobre o compromisso da gestão em cuidar da pessoa com deficiência, oferecendo apoio ao Conselho e em ações junto aos Cras do município, além de sempre pensar no exercício da cidadania das pessoas com deficiência", explicou, falando que os prédios públicos construídos nesta gestão vislumbram a acessibilidade e comodidade para quem lida com algum tipo de deficiência.

Em seguida, os conselheiros titulares e suplentes, representantes governamentais e os representantes da sociedade civil, assinaram o Termo de Posse.  

 

Representantes Governamentais:

Secretaria Municipal de Assistência Social 

Titular: Sheila Menezes Conceição

Suplente: Lucimaria Pereira dos Santos

 

Secretaria Municipal de Educação

Titular: Ruth C. dos Santos

Suplente: Marizélia Costa 

 

Secretaria Municipal de Intraestrutura e Obras

Titular: Álvaro Bruno Santos de Souza

Suplente: Camila Rocha 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Shirley Rocha dos Santos

Suplente: Márcio Luiz da Silva 

 

Secretaria Municipal de Governo

Titular: Josué Rocha 

Suplente: Lorena da Silva Santos

 

Representante da Sociedade Civil

Fábrica do Ser - Associação das Pessoas com Deficiência de Porto Seguro

Titular / Presidente: Luciene Oliveira Carneiro

Suplente: Antônio Augusto Silva Santos

 

Associação pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Titular: Ivanete Marques Torres

Suplente: William Moreira 

 

Representante Deficiência Visual

Titular: Josafá Jesus Santiago

Suplente: Antônio de Pádua Santos 

 

Representante Deficiência Auditiva

Titular: Joyce Oliveira 

Suplente: Taiane Barbosa Silva

 

Veja + Notícias/Geral