Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia / Informações Ellen Mary
19/10/2018 - 15:52:47

Durante os dias 17 a 19 de outubro, ocorreu na cidade de Salvador, o curso de Formação de Pontos Focais e Multiplicadores para Ações em Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas aos Riscos Decorrentes de Desastres". 
Inseridos neste processo, os municípios de Eunápolis e Porto Seguro, através do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, tendo como representante Marilene Santos. Estiveram representando a Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis, os técnicos Ellen Domiciano, diretora da VISA- Eunápolis; Ana Cláudia da Silva Miranda, da Atenção Especializada; Gleison Alves de Souza, superintendente interino da Atenção Básica, PS; e Wilkerson Araújo de Jesus, coordenador do SAMU 192 Regional/Eunápolis, convidados para serem tutores junto a esse curso. 
O Projeto tem como idealizadores, Adilson Bispo Sacramento e Imeide Pinheiro dos Santos, do Programa Vigidesastres, vinculado à VSA/DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental).
Todo o curso teve como apoiadores, a CGVAM (Coordenação Geral de Vigilância Ambiental / MS e a equipe de pesquisadores do CEPEDES (Centro de Estudos e Pesquisas de Emergências e Desastres em Saúde.
O objetivo dessa importante formação, é atuar na gestão do risco, minimizando a ocorrência de desastres, envolvendo população exposta.
Como produtos finais do curso, foram elaborados os planos municipais de preparação e resposta do setor da Saúde aos Desastres, bem como, a publicação do guia de preparação e resposta do setor Saúde aos Desastres a nível nacional, pelo CEPEDES/FIOCRUZ-RJ.

 

Veja + Notícias/Geral