Bahia, 26 de Abril de 2024
SAÚDE/PORTO SEGURO

Unidade de Saúde do Cambolo mobiliza-se no Porto Seguro Rosa
As ações de prevenção ao câncer de mama, previstas dentro do cronograma da 6ª edição Porto Seguro Rosa, por meio das estratégias implementadas pela Secretaria de Saúde, mobilizam as unidades de saúde do município.
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
09/10/2018 - 09:53:08

As ações de prevenção ao câncer de mama, previstas dentro do cronograma da 6ª edição Porto Seguro Rosa, por meio das estratégias implementadas pela Secretaria de Saúde, mobilizam as unidades de saúde do município, com iniciativas que têm a finalidade de engajar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e os cuidados preventivos no combate a doença.
Programação diferenciada
 Em um ambiente harmonioso, alegre e acolhedor, com adereços na tonalidade rosa, as dependências da unidade de saúde do Cambolo funcionaram na manhã desta sexta-feira, 5/10, marcadas por atividades especiais voltadas ao público feminino. Recepcionados pela diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol, acompanhada pela enfermeira  Roberta Serra e profissionais multidisciplinares, a comunidade reuniu-se para participar inicialmente da palestra "aspectos emocionais que envolvem o diagnóstico do câncer de mama e a importância do auto-exame regularmente".
Na sequência, em um momento descontraído, a animação ficou por conta dos exercícios físicos da academia de saúde ao som do repertório informativo sobre o Porto Seguro Rosa. A programação contou também com encenação teatral, momento lúdico em que foi abordada a necessidade da mulher realizar o exame de mamografia, além do preventivo no combate ao câncer do colo de útero. As mulheres que compareceram a unidade tiveram acesso a oferta de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C) requisição de mamografia, ultrassonografia transvaginal e encaminhamento para inserção do DIU. O evento finalizou animado com sorteio de brindes.
"Todas as ações estão voltadas à sensibilização das mulheres atendidas nas unidades de saúde para a necessidade de prevenção, não só contra o câncer de mama, mas também contra o câncer de colo de útero e outras patologias que afetam a saúde da mulher. Durante o mês de outubro estamos ampliando o acesso das mulheres, que estão inseridas no mercado de trabalho, em horários alternativos de atendimentos, a exemplo da Quinta-Feira Rosa Choque, das 15 às 21h, na unidade do Heraldo Lima, e intensificado também consultas médicas e exames nos dias de sábado, nas demais unidades de saúde", ressalta a diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol.

 

Veja + Notícias/Geral