Bahia, 19 de Novembro de 2018
Por: Secom Eunápolis
14/09/2018 - 09:53:20
Mesmo com um intenso trabalho de sensibilização, conscientização e combate, o município de Eunápolis é hiperendêmico para Hanseníase. Pensando em mudar esse quadro e sensibilizar a população eunapolitana para o diagnóstico, tratamento e cura da doença, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nos dias 17 e 18 de setembro os ‘Dias da Mancha’, em que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão sensibilizadas para realização de exames dermatológicos automáticos nos homens acima de 60 anos, afim de buscar casos novos de Hanseníase. 
 
O secretário de Saúde, Rodrigo Kuada, explicou que todos aqueles que tiverem manchas com ou sem sensibilidade, que convivem ou conviveram com portadores da hanseníase podem estar infectados e devem buscar a Unidade de Saúde mais próxima. “Ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade, nem deixar de trabalhar ou ficar perto de sua família. Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito, basta apenas procurar a unidade de saúde mais próxima e levar o "seu contato", ou seja, aquela pessoa que você tenha proximidade, já que a doença é altamente transmissível”, explicou o secretário.
 
Kuada explicou ainda que tão logo seja iniciado o tratamento, com 15 dias, a doença deixa de ser transmissível, e por isso é tão importante diagnosticar no início. “A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa. Atinge principalmente pele e nervos periféricos, podendo levar o paciente a sérias incapacidades físicas. Temos hoje 100 pacientes (casos novos, abandonos, casos de anos anteriores) em tratamento, dos quais 50 foram diagnosticados apenas esse ano”, contou o secretário de saúde.
 
“Nosso município registra hoje muitos casos da doença e os pacientes estão em tratamento, mas precisamos nos mobilizar e conscientizar a população da importância de diagnosticar e tratar a doença para evitar complicações à saúde e novos contágios. Por isso, todos aqueles que detectarem manchas dormentes na pele devem procurar a UBS mais próxima e os homens acima de 60 anos, nos dias 17 e 18 participem de nossa mobilização e procurem a UBS do seu bairro”, convidou o prefeito Robério Oliveira.
Veja + Notícias/Geral
GOVERNO

O presidente eleitor, Jair Bolsonaro diz que soberania e leis do Brasil devem ser respeitadas
Em meio a reações como a do governo cubano que decidiu suspender a parceira com o Programa Mais Médicos, o presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a defender hoje (19) a manutenção dos valores e princípios brasileiros. Numa rede social, ele disse que o país vai manter as boas relações [diplomáticas], mas exigirá respeito à sua soberania.