Bahia, 19 de Novembro de 2018
PORTO SEGURO

Porto Seguro: Pronto Atendimento de Trancoso é inaugurado
A população do distrito de Trancoso recebeu nesta quarta-feira, 12/09, a entrega das novas estruturas da rede de urgência e emergência do Pronto Atendimento 24H de Trancoso. A obra, após o período de reforma e ampliação, foi oficialmente inaugurada pela prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
13/09/2018 - 09:54:21

A população do distrito de Trancoso recebeu nesta quarta-feira, 12/09, a entrega das novas estruturas da rede de urgência e emergência do Pronto Atendimento 24H de Trancoso. A obra, após o período de reforma e ampliação, foi oficialmente inaugurada pela prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, durante solenidade que reuniu também o secretário de saúde, Kerrys Ruas, o superintendente da rede de urgência e emergência, Gioncarlos Moreno, a diretora geral do PA, Mara Viana, demais secretários municipais, vereadores, empresariado e comunidade local. Trata-se da 22ª obra entregue somente na área de saúde nessa gestão municipal.  

A prefeita destaca que, em breve, serão entregues novos equipamentos de saúde. "Estamos muito felizes por fazer parte dessa trajetória de empenho, dedicação e competência da gestão municipal em fomentar o avanço na área da saúde. Agradeço o trabalho de todos os profissionais envolvidos na consolidação desse mais importante serviço, que beneficiará pessoas de todas as classes. A saúde não para. Novas inaugurações estão por vir, como as unidades do Vila Parracho, Nova Caraíva, Casas Novas, CCZ, com o objetivo de ampliar os serviços e assistência, abrangendo a realização de exames, diagnósticos e tratamento em toda Rede SUS", declara.

Equipamentos de ponta

Com o Pronto Atendimento 24H reformulado, tendo investimento do Governo Federal e contrapartida do município, avaliado em R$ 572 mil, entre obra e equipamentos, a população e turistas serão diretamente beneficiados com a moderna estrutura direcionada aos serviços de saúde. A unidade contará com a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas por período ininterrupto, sete dias por semana, qualificada para dar suporte imediato e essencial à manutenção da vida. 

Na unidade encontram-se equipamentos de ponta, dentre eles: aspirador cirúrgico, ventilador pulmonar, monitores  multiparâmetros, oxímetro portátil, bomba de infusão, carrinhos de paradas, foco clínico ginecológico, monitores em todas as salas de atendimento. 

Inovações importantes

Entre as reformas e melhorias para requalificar e ampliar o atendimento ao público, a unidade recebeu pintura, piso hospitalar, mudança na iluminação, reestruturação no telhado, condicionadores de ar, banheiros adaptados, grades de segurança na entrada e janelas, muro abrangendo todo o espaço do PA, contando com portão exclusivo para saída do SAMU e outro para específico para ambulância, além do calçamento do estacionamento, dentre outras inovações.  

Outra importante novidade é que, a partir de agora, o PA24H dispõe de sala para eletrocardiograma e coleta de exames, sala reservada aos agentes de combate às endemias, além de espaços ampliados para atendimento ao trauma e observação, bem como áreas voltadas ao descanso dos condutores das ambulâncias e equipes do SAMU.   

 Atendimentos de qualidade

Os serviços que estarão disponíveis irão garantir à população o atendimento de urgência e emergência, a exemplo de: estabilização de pacientes graves até a chegada do SAMU, suturas em ferimentos leves, atendimento às vítimas de trauma, monitorização cardíaca, controle de parâmetros vitais, internamento de observação até 24h, remoção  de paciente menos graves com a ambulância USR da unidade.

Veja + Notícias/Geral
GOVERNO

O presidente eleitor, Jair Bolsonaro diz que soberania e leis do Brasil devem ser respeitadas
Em meio a reações como a do governo cubano que decidiu suspender a parceira com o Programa Mais Médicos, o presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a defender hoje (19) a manutenção dos valores e princípios brasileiros. Numa rede social, ele disse que o país vai manter as boas relações [diplomáticas], mas exigirá respeito à sua soberania.