Bahia, 28 de Março de 2024
Por: A Gazeta Bahia
13/09/2018 - 08:44:13

Os moradores da comunidade rural, Ponto do Maneca, no município de Eunápolis, denunciaram na quarta-feira, 12, ao site agazetabahia, a empresa Aeroverde Aviação Agrícola, com sede na rodovia BR 101, Aracruz – Espirito Santo, com base no município de Itabela e pista de pouso na fazenda Lembrance, próximo a localidade, que presta serviço de pulverização aérea de defensivos agrícolas em fazendas daquela região, de estar causando danos a saúde daquela população.

O avião que pertence à empresa Aeroverde tem pulverizado defensivos agrícolas em plantações de mamão, café e banana em propriedades da região do Ponto Maneca, causando poluição e provocando coceira na pele e problemas respiratórios aos moradores. Não temos informações se houve caso mais grave de intoxicação em crianças e idosos.

Alguns moradores como Etevaldo Bahia, Joécio Ribeiro Borges e Luciano Souza de Jesus, que denunciaram o fato acreditam que a poluição causada pelos agrotóxicos pode ter sido intencional, uma vez que, o avião passa próximo às moradias e o vento pode levar o veneno de um lado para o outro. “Estamos com medo do veneno muito forte que é jogado perto da gente, temos medo de que nossas crianças estejam afetadas”, disse Etevaldo.

Especialistas acreditam que as substancias pode comprometer seriamente o fígado, causando câncer, podendo também chegar até mesmo às cisternas que abastecem as casas, riachos, lagoas, plantações e até mesmo afetando os pássaros.

Esses venenos são transportados pelo vento, e pode depositar nos telhados das casas, e quando vem a chuva, a água obtida através das calhas pode estar contaminada.

Nossa reportagem conversou com o diretor da Aeroverde, Sérgio Bianchini por telefone, ele esclareceu que utiliza uma pista de pouso na propriedade Fazendas Reunidas São Jorge do Grupo Lembrance, local onde também reabastece a aeronave, e explicou que sua empresa trabalha dentro da lei, seguindo as regras rígidas determinadas pelos órgãos do Ministério da Agricultura.

Os moradores apontam que a poluição dos agrotóxicos está vindo das pulverizações nas plantações de banana da Fazenda Lembrance. Na verdade, todas as propriedades localizadas naquela região, utilizam agrotóxicos.

Conversamos também com o senhor Lindomar Lembrance, ele explicou que todas as precauções são tomadas e que procura fazer a coisa dentro das técnicas recomendadas e seguindo todos os critérios de segurança.

Como a pulverização aérea ainda é uma pratica nova na região, é necessário que as autoridades observem a operacionalização deste tipo serviço, para que não ocorra dano ambiental e a saúde da população que reside nas áreas vizinhas das propriedades agrícolas.

Aeroverde: mapa mostra afastamento da vila

 Fazendas Reunidas São Jorge do Grupo Lembrance

Veja + Notícias/Geral