Bahia, 23 de Setembro de 2018
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
10/09/2018 - 10:14:00

Com o tema "Seguindo o exemplo de Nossa Senhora: somos sal da terra e luz do mundo", a Festa da padroeira de Porto Seguro, Nossa Senhora da Pena reuniu milhares de pessoas na Cidade Histórica, entre moradores e romeiros de diversas cidades, especialmente dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Desde o dia 30/08 foram realizadas novenas, com missas dedicadas às diversas pastorais, grupos religiosos e categorias profissionais.

O ponto alto foi no dia 08/09, com a celebração da tradicional missa campal, a partir das 8 horas, em frente à Igreja da Pena; procissão, às 15 horas, com as imagens da padroeira e de outros santos pelas ruas da cidade e missa de encerramento, com a bênção final. Muita gente aproveitou também para fazer compras na grande feira de roupas e utensílios.

A missa campal, contou com a presença da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira; do bispo diocesano, D. José Edson, do coordenador da paróquia, Frei Cristóvão; do presidente da Câmara de Vereadores, Evaí Fonseca, e de padres de diversas paróquias. "Todo ano faço questão de participar dessa bonita festa. Venho para agradecer e também para pedir, não só para mim e minha família, mas também para todo o nosso Porto Seguro e o Brasil. Que Nossa Senhora da Pena derrame bênçãos sobre todos nós", disse a prefeita.

Cidade lotada

Cláudia Oliveira comemorou ainda o movimento do feriado prolongado na cidade. "O tempo ajudou, o sol abriu, trazendo ainda mais gente para esse momento de fé e também para fazer compras, passear com a família. Fico feliz de ver a nossa cidade cheia, os restaurantes, pousadas, barracas de praia lotadas, um feriado maravilhoso. E é para isso que a gente trabalha, para ver a os turistas bem hospedados, aproveitando as nossas belezas e todo mundo ganhando dinheiro."

Pelo segundo ano à frente da coordenação da festa, Frei Cristóvão considera que este ano cresceu ainda mais o número de fiéis. "Investimos mais na organização. Melhorando a estrutura, o povo fica mais motivado e se sente mais acolhido. Além disso, nos momentos de dificuldade, quando estaremos escolhendo nossos governantes, o povo tem buscado mais a força em Deus. E uma festa como essa renova a nossa fé e a nossa esperança", avalia.

Segundo ele, a parceria com a Prefeitura foi fundamental para o sucesso da comemoração. "A Prefeitura de Porto Seguro contribuiu muito, em aspectos como segurança, trânsito, fiscalização, banheiros químicos, iluminação, limpeza pública, atendimento à saúde, entre outros. Não teríamos como organizar, sozinhos, uma festa desse porte, sem a parceria da prefeitura", conclui o pároco, agradecendo a todas as pessoas, entidades e patrocinadores que tornaram possível a realização da festa.

Veja + Notícias/Geral