Bahia, 26 de Abril de 2024
SAÚDE/PORTO

Ações do Agosto Dourado iniciam em Porto Seguro
A abertura oficial da campanha de incentivo ao aleitamento materno foi feita em Porto Seguro, na unidade de saúde da família do Vila Valdete. Idealizado pela Secretaria de saúde, dispondo de execução direta da rede da Atenção Básica.
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
08/08/2018 - 10:56:34

A abertura oficial da campanha de incentivo ao aleitamento materno foi feita na manhã desta terça-feira, 7/8, em Porto Seguro, na unidade de saúde da família do Vila Valdete. Idealizado pela Secretaria de saúde, dispondo de execução direta da rede da Atenção Básica, o evento, que mobilizou grande número de gestantes e mães em fase de amamentação, e contou com a presença da diretora saúde da criança e do adolescente, Thais Barbosa, marcou o início das ações que seguem, em todos os postos do município, até o encerramento do mês, dentro da programação do Agosto Dourado.

O superintendente interino da atenção básica, Gleison Alves, também prestigiou o início dos trabalhos e reforçou o engajamento multidisciplinar nos estabelecimentos municipais de saúde. "Durante o período do Agosto Dourado os profissionais de saúde estarão incentivando o aleitamento materno no pré-natal, no atendimento médico, no acompanhamento da primeira semana de vida da criança e em outras atividades de rotina dos serviços de atendimento. Durante a programação, além das mães, os pais, os responsáveis e demais familiares, também serão estimulados sobre a necessidade da amamentação pelo menos nos primeiros seis meses de vida do bebê", pontua.

Equipe Multidisciplinar

Com slogan "Estreitando os vínculos junto a amamentação através da paternidade responsável", tendo a finalidade de aprofundar o envolvimento do homem durante as fases que compõem a gestação, parto e pós-parto, o encontro com as futuras mães ocorreu inicialmente durante o processo de acolhimento. As gestantes receberam palestras educativas enfatizando importantes assuntos, com destaque nas técnicas adequadas de amamentação e importância do aleitamento materno nos 6 meses de vida da criança.

Programação diversificada

Com recomendação da prefeita Cláudia Oliveira, espaços especiais também foram criados para promover a abrangência  do cuidado à saúde integral. Subdivididos em salas, em eixos temáticos, as mamães tiveram acesso à métodos de relaxamento direcionado para elas e os pequenos; cuidados com a saúde bucal do bebê e também das grávidas; apoio emocional a mulher e procedimentos essenciais durante a higienização da criança. "Esse momento é único e especial, tanto para a criança, quanto para a mãe. Toda orientação recebida é preciosa e deve ser multiplicada!, disse a gestora.

Dedicação materna

Aos 8 meses de gestação, a mãe de primeira viagem, Rosilene Almeida, 19 anos, revela o desejo de amamentar até o nono mês. "Estou com muita expectativa, já que é meu primeiro filho. Quero muito amamentar até os 9 meses, pra que ele cresça com saúde", confirma.

Mãe de 2 filhos, Solange Silva, 38, após 10 anos engravidou novamente. Dessa vez, nasceu Rebeca, de 3 meses. "Quando nasceu meu primeiro filho tive muitas dificuldades para amamentar por causa das dores, fissuras nos seios, mas não desisti de oferecer o leite. Agora, com a minha filha, tudo é diferente. Ela mama bastante, não aconteceram tantas dificuldades. O importante é saber que o melhor eu dei aos dois", afirma.

Secretaria de Saúde

Veja + Notícias/Geral