Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Por Bahiaextremosul
22/03/2018 - 08:40:37

Secretários de Saúde do extremo sul se reuniram em Teixeira de Freitas para discutir a programação Pactuada  Integrada (PPI), e traçar diretrizes para a saúde regional de média e alta complexidade.

O encontro está acontecendo no auditório do Hotel Pioneiro e conta com secretários de Porto seguro, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Caravelas, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Ibirapuã, Lajedão, Itanhém, Vereda, Mucuri e Nova Viçosa.

A Programação Pactuada e Integrada é um pro­cesso instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em conso­nância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dan­do transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Define a programação das ações de saúde em cada território e norteia a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

O anfitrião, Max Almeida, secretário de saúde de Teixeira de Freitas informou que este é um momento ímpar no planejamento da saúde do Estado da Bahia. Momento como este só aconteceu em 2008 finalizando 2006 e validando 2010, desde então é a primeira vez que tantos secretários se  reunem para discutir diretrizes para os próximos anos, informou Max.

Essa encontro de secretários também vai discutir o reorganização da saúde, o que pode ou nãos ser remanejado para os municípios  que dependem de outro em atendimento de média e alta complexidade, Max entende que mesmo Teixeira sendo a cidade polo, ela só vai evoluir na saúde  a região do extremo sul se organizar, isso significa, segundo o secretário, que os municípios precisam oferecer atendimento em  sua cidade e deixar de enviar pacientes de baixa e média complexidade para Teixeira e só usar os serviços de alta complexidade.

Veja + Notícias/Geral