Bahia, 29 de Março de 2024
Por: A Gazeta Bahia
13/03/2018 - 09:44:08

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o site agazetabaha.com entrevista a fisioterapeuta eunapolitana Rafaela Mulinário, graduada em Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia IAENE 2011, pós-graduada em ortotrauma hospitalar, formação no método Pilates e fisioterapia aquática, (Hidroterapia).

 

Agazetabahia: Como a senhora define a fisioterapia no mundo pós-moderno?

Rafaela Mulinário: A fisioterapia vem crescendo muito ao longo dos anos devido a grande necessidade de prevenções de doenças e a busca pela melhor qualidade de vida. Hoje, a fisioterapia deixa de ser apenas uma opção de tratamento pós-fraturas, como muitos conheciam, e passa a ser mais uma manutenção e prevenção da saúde.

 

Agazetabahia: A fisioterapia é indicada para todas as pessoas?

Rafaela Mulinário:  Sim. Por todas as idades. Em crianças, são utilizadas sessões de fisioterapia para auxiliar no desenvolvimento físico e motor. Em adultos, trabalha a postura, melhora as articulações, diminui as dores e previne lesões futuras. Nas mulheres grávidas age no preparo para o parto e auxilia no melhor desempenho pós-parto. Em idosos, não é apenas um tratamento, mas também, uma prevenção de patologias, como problemas nas articulações, musculatura enfraquecida, e dores na coluna. Em pessoas que sofreram acidentes, a fisioterapia age evitando a atrofia muscular e aderências de cicatrizes. Em pessoas que andavam bem e de repente começam a tropeçar, trabalha o equilíbrio, treino de marcha, bem como, em pessoas que sofreram AVC.

 

Agazetabahia: Qual a importância da fisioterapia para a saúde e qualidade de vida das pessoas?

Rafaela Mulinário: O principal objetivo da fisioterapia é manter a máxima funcionalidade. Reabilitar pessoas com diferentes disfunções que podem provocar a dor, lhe proporcionado independência de forma de facilitar as atividades de vida diária, durante o maior tempo possível. 

 

Agazetabahia: Como funciona a fisioterapia aquática, e quais os benefícios?

Rafaela Mulinário: A fisioterapia aquática - hidroterapia é uma prática realizada por um fisioterapeuta em um ambiente aquático. Uma piscina aquecida (em torno  de 34°C) seguro, onde o profissional estará com você dentro da água, realizando técnicas de exercícios terapêuticos para fortalecer os músculos e melhorara estabilidade. Os exercícios feitos dentro da água são muitos positivos, ele melhora a força muscular, aptidão física, amplitude de movimento, equilíbrio e coordenação. Com o calor, aumentará a circulação, reduzirá os espasmos musculares e ajudará a aliviar a dor. Os pacientes não precisam saber a nadar. Ela é contra indicada em doenças transmitidas pela a água, que apresentam febre a partir de 38 graus, com insuficiência cardíaca ou histórico de epilepsia. 

 

Agazetabahia: Vista como uma ciência para todas as idades, o que falta para que a fisioterapia tenha um destaque maior na medicina?

Rafaela Mulinário: Essa área da saúde vem sofrendo uma grande evolução conforme o tempo está passando. Cada dia mais ela vem se tornando indispensável. Quando uma pessoa se torna incapaz de utilizar as funções e mobilidade por causa de dor, doenças, lesão, longos períodos sem ser ativos ou até mesmo por conta do envelhecimento, o fisioterapeuta é o profissional da saúde indicado para realizar o melhor tratamento, parte da população possui um conhecimento restrito da fisioterapia necessitando ser inserida mais nas equipes multidisciplinares de saúde para que haja uma melhor aceitação e melhor conhecimento da atuação da fisioterapia na população. 

 

Agazetabahia: As pessoas ainda não compreendem a especialidade Pilates, poderia nos explicar?

Rafaela Mulinário: É um métodos composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na execução.  Onde conseguimos trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, se torna uma mistura de treino de força  e flexibilidade, que ajuda a melhorar a respiração, postura, alongamento, tonificar os músculos sem exageros. Sua indicação é para crianças a partir de 10 anos e sem idade máxima, e contra indicado em pessoas que sejam hipertensos sem controle de medicamentos. 

 

Agazetabahia: Grande parte da população eunapolitana foi infectada pela Chikungunya, apresentando sintomas reumáticos prolongados. Qual a importância da fisioterapia?

Rafaela Mulinário: A fisioterapia e uma grande aliada na recuperação do quadro álgico, pois trazem grandes benefícios que ajudam na diminuição das dores em pacientes com chikungunya, controlando os sintomas para melhorar a movimentação das articulações,  esse processo de recuperação através da fisioterapia pode levar um tempo dependendo da gravidade do quadro. As técnicas fisioterapeuticas utilizadas  na recuperação são de analgesia, alongamentos e exercícios ativos até o limite de tolerância do paciente, e compressas de água morna. Esses tratamentos tem por objetivo melhorar a mobilidade articular e a força muscular proporcionando um melhora das dores. 

 

Agazetabahia: Para finalizar, qual a sua mensagem para as mulheres desse mundo pós-moderno?

Rafaela Mulinário: A mulher deixou de ser somente a dona de casa para ter seu lugar de destaque na sociedade e conquistar seu espaço, foi uma grande conquista. Nós evoluímos com o tempo e somos a maioria definitiva, seja no trabalho na escola ou em casa. Enfim nós conquistamos nosso lugar e somos felizes por esse privilégio.

Veja + Notícias/Geral