Bahia, 27 de Abril de 2024
Por: Secom Eunápolis
18/01/2018 - 16:23:11

Manchas brancas dormentes ou avermelhadas salientes, ausência de dor em caso de queimaduras ou cortes, partes do corpo com formigamento ou dormência, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas ou pés. Se você possui algum desses sintomas, você pode estar com hanseníase. Buscando mobilizar a população para detecção desta doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis está intensificando o combate à hanseníase e a divulgação de informações que levem ao seu diagnóstico precoce.

“Dia 28 de janeiro comemoramos o Dia Nacional de Combate à Hanseníase e por isso gostaríamos de mobilizar toda a população de Eunápolis para que fiquem atentos aos sintomas, e se caso detecte algum deles procure imediatamente a Unidade de Saúde do bairro. A hanseníase tem cura e assim que o tratamento é iniciado o paciente não é mais transmissor, por isso é tão importante nos unirmos neste combate”, convoca a superintendente de Vigilância em Saúde, Katiane Laurentino.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Naiara Rocha, o município de Eunápolis é hiperendêmico para a doença. “Em 2017 foram registrados 58 casos novos de hanseníase e se encontram atualmente em tratamento 94 pacientes. O tratamento é gratuito e realizado com medicação, que é disponibilizada pelo SUS”.

Sobre Hanseníase - A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente como cegueira, falência renal, fraqueza muscular, desfiguração da face, disfunção erétil, entre outras complicações.

“O entendimento do prefeito Baiôco é que precisamos atuar com grande ênfase na prevenção de doenças, promovendo assim a saúde de nossa população. Por isso convidamos a todos os eunapolitanos para estarem atentos aos sintomas da hanseníase e caso detecte algum deles procurar imediatamente a UBS mais próxima. Estaremos realizando até o carnaval uma grande mobilização para detecção e combate a esta doença”, concluiu Anara Sartório, secretária de Saúde de Eunápolis

Veja + Notícias/Geral