Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Ascom- Prefeitura de Porto Seguro
18/01/2018 - 09:45:30

Porto Seguro não está na área recomendada pelo Ministério da Saúde para vacinação em massa contra febre amarela. O município encontra-se em situação favorável, uma vez que no decorrer do ano de 2017, 38 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.

As 27 salas de vacinação estão devidamente abastecidas com a vacina e seguindo as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação (cidadãos de nove meses a 59 anos de idade), a partir dessa idade apenas com recomendação médica. O cartão de vacina deve ser portado e cada cidadão deverá guardá-lo e levá-lo sempre que for vacinar.

Na Bahia, apenas 8 dos 417 municípios estão em área de risco para circulação do vírus e procederam com campanha de vacinação. No Brasil, alguns municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais estão em alerta e com recomendação para imunizar toda a população.

A febre amarela é uma doença febril aguda não contagiosa, de curta duração e alta morbidade e mortalidade. Entre os sintomas estão febre, icterícia, dor de cabeça, náuseas e vômitos, podendo em casos graves evoluir para doença cardíaca, hepática e renal.

A doença não é contagiosa, portanto, não é passível de transmissão de pessoa a pessoa. A febre amarela não ocorre em área urbana no Brasil desde 1942, e os casos existentes são apenas silvestres. Por isso a população deve fazer sua parte, combatendo os focos de mosquito e não alimentando os animais silvestres, para que retornem ao seu ambiente natural.

A Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Porto Seguro segue atenta e monitorando junto aos demais setores a situação em todo o município e País. Todas as equipes estão munidas de informações e aptas a esclarecer as dúvidas da população em geral.

Veja + Notícias/Geral