Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia e Bahianoticias
15/01/2018 - 12:00:15

Conforme matéria postada nesta segunda-feira, 15, no site bahianotícias, o PP deverá jogar duro e exigir a permanecia do vice-governador João Leão na chapa de Rui Costa.

Isso deverá implicar no desejo do deputado Ronaldo Carletto com vistas ao Senado Federal.

Dessa forma, não terá outro caminho para Carletto, há não ser a candidatura à reeleição.

Veja matéria abaixo publicada no bahianoticias.

O PP da Bahia não trabalha com hipótese diferente de manter João Leão como vice na chapa do governador Rui Costa. A declaração vem de integrantes da direção do partido, que tratam como “fogo amigo” as tentativas de aproximar o grupo político progressista do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Apesar da proximidade entre membros da bancada do PP com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ainda não são feitas tratativas para aproximar o partido do DEM na Bahia.

Não oficialmente. Nos círculos de conversa, todavia, os interlocutores admitem manter uma boa relação – tanto do lado de Neto quanto do lado do PP. A recente defesa da candidatura de Rodrigo Maia pelo filho do vice-governador, Cacá Leão, é um exemplo das “boas relações” entre os dois partidos. No entanto, isso não significa que ambos sairão juntos nas eleições de 2018.

O PP cultivou, ao longo dos últimos anos, uma relação de confiança com Rui e, apesar de tensões recentes entre deputados e o governador, não existem sinais claros de que o afastamento vai acontecer sem razão específica.  Para manter o PP calmo, Rui só precisa fazer o feijão com arroz: cozinhar em banho-maria a permanência de Leão e, ao final, manter o partido na chapa, independente do atual vice ser o nome indicado pela legenda. E o governador tem mais razões para permanecer com a sigla ao seu lado do que mera fidelidade.

O PP é o segundo maior partido em número de prefeituras e rifá-lo do processo é colocar um risco desnecessário no processo eleitoral – caso PP e PSD continuem aliados de Rui, a chapa majoritária do petista teria mais prefeituras do que as siglas mais robustas da oposição. Por que Rui daria chance ao azar? Outra coisa que vai alimentar o debate político é a lógica do boato a favor não se nega.

Qualquer processo de atração feita pelo prefeito ACM Neto vai valorizar mais o passe do PP, que se cacifa mais para manter-se ao lado de Rui. Se o PSD era a noiva cobiçada do processo eleitoral da Bahia, o PP não fica muito atrás. É a amante de luxo que a esposa do governador não tem razões para sentir ciúmes. Este texto integra o comentário desta segunda-feira (15) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.

Veja + Notícias/Geral