Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: POR ASCOM / PMG
06/12/2017 - 10:15:51

Teve início desde ontem segunda feira, as obras de reformas da Base Descentralizada do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Município de Guaratinga. Os trabalhos fazem parte de uma programação do atual governo para aprimorar os serviços e recepcionar a nova ambulância que nos próximos dias vai compor a nossa Base de Atendimento.

A Prefeita do Município, Dra. Christine Pinto, esteve na semana passada em Salvador para receber uma nova ambulância do SAMU, através de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ronaldo Carletto, que sempre teve preocupação com o povo de Guaratinga e vem pautando seu mandato em parceria com a Administração Municipal, no sentido de dar suporte às necessidades mais iminentes da população.

A nova Base do SAMU-Guaratinga, vai contar com duas ambulâncias para atendimento de urgências, uma delas vai ser destinada ao atendimento da zona rural e povoados e a outra vai atender as demandas locais.

Os serviços prestados pelo SAMU, são serviços essenciais, de grande importância para toda a população por se tratar de algo emergencial, e que tem salvado muitas vidas em razão do tempo de atendimento, sendo referencia.

O SAMU é um serviço de atendimento as urgências pré hospitalares, brasileiro, utilizado em casos de urgência e emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.

É importante ressaltar que, antes da existência do SAMU, muitos pacientes morriam nas residências, nos acidentes de trânsito, em vários locais sem a existência do atendimento pré hospitalar mas posterior essa criação, a maioria destes pacientes começaram a ter um acesso mais fácil, pois basta uma pessoa ligar para o telefone 192 e estando dentro dos critérios estabelecidos de urgência e emergência, serão atendidos em suas residências ou vias

públicas, e sendo posteriormente levados aos serviços de melhor atendimento para a sua necessidade e complexidade .

Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). As ambulâncias do SAMU são divididas em viaturas:

· USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves

· USB – Unidades de Suporte Básico

· VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples

· VIR - Veículo de intervenção rápida, são viaturas 4x4 (geramente pickups ou SUV) compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito , onde a ambulância normal poderia demorar a chegar.

· MOTOLÂNCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.

· AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.

· HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.

Veja + Notícias/Geral