Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Por G1 BA
03/10/2017 - 10:16:23

Mais de 10 fazendas foram invadidas durante o último final de semana, sábado (30) e domingo (1º), na cidade de Itapetinga, região sudoeste da Bahia. De acordo com prefeito do município, Rodrigo Hagge (PMDB), as propriedades foram tomadas por grupos armados, que saquearam os donos e moradores das fazendas.

"No sábado, por volta das 14h, nós começamos a receber ligações de produtores informando que suas fazendas estavam sendo invadidas. Falaram que os funcionários foram feitos reféns e que os invasores estavam roubando objetos e animais das propriedades", contou.

Conforme Rodrigo Hagge (PMDB), índios e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT), além de moradores de cidades próximas, estariam por trás das ações. Segundo o prefeito, o clima é de apreensão na cidade e, por isso, o policiamento foi reforçado.

Em conversa com o G1, Rodrigo Hagge (PMDB) informou que irá se reunir com o ministro da Justiça e com representantes do Exército Brasileiro, em Brasília, na terça-feira (3), para conversar sobre a situação e pedir apoio das autoridades. Conforme o prefeito, o intuito é evitar confrontos na região.

"Estou indo ao Exército e ao ministro para solicitar apoio na segurança, para que a gente possa retomar a tranquilidade da região. Estou com receio de que haja conflitos na zona rural da cidade. A população está apreensiva", contou.

As invasões na região sudoeste foram iniciadas na cidade de Maiquinique, que fica a cerca de 53 km de Itapetinga. A situação foi registrada em uma fazenda que pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

De acordo com o advogado da família, que atua no caso, Franklin Ferraz, o grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e, em seguida, fugiu.

O crime ocorreu quatro dias após outra fazenda que pertence a Geddel ter sido ocupada por índios no município de Potiraguá, no sul do estado. A defesa da família busca a reintegração de posse da propriedade com a Justiça.

Índios ocuparam fazenda que seria de Geddel no sul da Bahia - TV Santa Cruz

Veja + Notícias/Geral