Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Por Ascom/Saúde
20/04/2017 - 08:50:51

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17/04) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. “A mobilização tem como objetivo principal a redução nas complicações, internações e mortalidades causadas pelo vírus da influenza, popularmente conhecido como gripe”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rebouças.

A vacinação já está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde e se estende até o final de maio. Na UBS José Ramos Filho, no centro, dona Maria Lino de Souza, de 63 anos, recebeu a vacina e aconselhou que todos da sua idade sejam imunizados. O aposentado Renato da Costa Cerqueira, de 76 anos, seguiu o exemplo e recomendou: “Não dói, não tem contraindicação e nos protege. Todos precisam tomar”.

ALÉM DA META

O público alvo da vacinação contra Influenza inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, populações indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores do ensino regular de escolas públicas e privadas.

Em Eunápolis o dia D, que contempla toda a população, acontece no próximo dia 20 de maio, devido ao feriado do dia 12, quando se comemora a emancipação político-administrativa do município. Na zona rural a vacina está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde da Colônia, Assentamento Iris Lopes, Projeto Maravilha, e nos distritos de Mundo Novo e Gabiarra.

A secretária municipal de Saúde, Stela Souza, diz que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, mas a cobertura deve ser bem maior. “A orientação é envolver toda a rede municipal de saúde na campanha, que é uma estratégia importante para manter a população saudável e diminuir as internações e óbitos que podem resultar de um quadro de gripe”, afirma.

Veja + Notícias/Geral