Bahia, 26 de Abril de 2024
DESCASO EM BELMONTE

Prefeita Alice Maria será denunciada ao Ministério Público do Trabalho: servidores da limpeza estão submetidos ao trabalho extremamente desumano
Trabalhadores da limpeza pública do município de Belmonte, no extremo sul da Bahia, estão submetidos às piores condições de trabalho da Bahia, correndo sérios riscos à saúde física e mental.
Por: Jackson Domiciano
04/05/2016 - 10:33:01

Trabalhadores da limpeza pública do município de Belmonte, no extremo sul da Bahia, estão submetidos às piores condições de trabalho da Bahia, correndo sérios riscos à saúde física e mental. A situação é degradante, desumana, e da mais alta gravidade. Merece o olhar atento das autoridades e da Procuradoria do Trabalho.

A coleta do lixo, na cidade de Belmonte é feita através de caçambas caiando aos pedaços, sem a menor condição de trafegabilidade e transporte. Esses veículos terceirizados pelo Poder Público Municipal, através da empresa Coopserba, com sede em Canavieiras, foi o que conseguimos apurar, percorrem as ruas da cidade durante todos os dias, com cargas excessivas, protegidas por placas de madeirites, expondo à saúde publica da população e do próprio trabalhador.  

O mais grave são as condições desumanas que são submetidos os trabalhadores da limpeza. Sem EPIs e proteção, esses servidores que trabalham nessas caçambas, depois de viajarem 26 quilômetros até o lixão, localizado à beira da rodovia Belmonte a Barrolândia, fora de qualquer padrão, contaminando o meio ambiente, passam a  descarregar o lixo  com as próprias mãos, uma vez que os basculantes de tão velhos, não têm condições levantar para despejar a pesada carga.

Com base na situação de precariedade a que são submetidos os trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho tem condições de impetrar ações contra a prefeita Alice Maria, e a empresa terceirizada. É do interesse do Ministério Público do Trabalho proteger na possível ação, à saúde física e mental, bem como à dignidade dos trabalhadores.

A reportagem do agazetabahia.com tentou conversar com a prefeita Alice Maria, dona hoje, de uma das maiores rejeições de toda a região, só perdendo para o ex-prefeito Francisco Brito de Itapebi, sobre essa questão, mas não teve êxito.

Existem mais denúncias sobre a situação dos veículos, que prestam serviços ao município. Todas as caçambas estão em estado deploráveis, sem a menor condição de trafegar, numa verdadeira demonstração de desrespeito com o erário público. Fato que também merece a fiscalização do Detran e que deve ser visto com cuidado pelas autoridades.

Veja vídeo e fotos sobre a situação de precariedade que passam os trabalhadores da limpeza pública em Belmonte.

 

Veja + Notícias/Geral