Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
11/02/2016 - 14:23:21

A reportagem do agazetabahia.com, esteve acompanhando o gerente do escritório da Embasa em Eunápolis, até a Estação de Captação, no Rio Buranhén, distante oito quilômetros do Centro da cidade, na manhã desta quinta-feira, 11, e pode observar atentamente toda situação que paira no município sobre a qualidade da água utilizada pela população.

Existem muitos boatos, sobre a água coletada no Buranhén, que se espalham, causando enorme agitação e preocupação às donas de casa.  Grande parte do que foi divulgado não condiz com a verdade.  No local da captação de água, é visível que o Rio Buranhén está com cor marrom, se acentuado ainda mais, em todo o seu leito. Segundo o gerente, esse fator é devido à longa estiagem, que durou mais de quatro meses, e logo depois, as chuvas intensas que alagaram os vales e as rochas ao longo do rio. “As águas paradas provocaram decomposição dos vegetais. Esse material veio parar no leito do rio. A coloração avermelhada é proveniente da decomposição dos vegetais e do material orgânico em geral e da decomposição dos minerais como o ferro e manganês. Análises já foram feitas em Salvador. Não existem riscos”, disse o gerente Eliomar, tranquilizando a população.

Segundo o gerente, desde terça-feira até esta data, mais de 30 profissionais estão trabalhando diuturnamente para regularizar a qualidade e quantidade da água. Na Estação de Tratamento, técnicos trabalham intensivamente nos laboratórios físico/químico fazendo monitoramente de duas em duas horas sobre a qualidade da água distribuída para a população, analisando a coloração, a turbidez, alcalinidade, etc.  Tudo esse trabalho está sendo auditado pelo Laboratório Central da Embasa e pela Vigilância Sanitária do Município.

Portanto, a reportagem do agazetabahia.com pode constatar que a qualidade da água fornecida para a população está com bom aspecto e boa qualidade, desfazendo algumas dúvidas, sobre o assunto.

Veja + Notícias/Geral