Bahia, 29 de Abril de 2024
BRASIL

Falta de zelo dos governos com a região do extremo sul tem origem na desunião dos grupos políticos
O descaso imposto pelo Governo do Estado e Governo Federal aos municípios do extremo sul da Bahia, tem origem no enfraquecimento político local. A base política da região está fragmentada, despedaçada pela vaidade dos prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas
Por: Jackson Domiciano
25/07/2013 - 08:54:07

 Os discursos do Papa Francisco nesta quarta-feira, 24, seguindo-se nesta quinta-feira, deixaram alertas profundos na sociedade brasileira. Principalmente quando abordou temas sociais graves que assolam esta nação, bem como, os municípios da região do extremo sul da Bahia.

O descaso imposto pelo Governo do Estado e Governo Federal aos municípios do extremo sul da Bahia, tem origem no enfraquecimento político local.   A base política da região está fragmentada, despedaçada pela vaidade dos prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas que pensam de forma errônea, embasados na idéia de que todo adversário político é inimigo, com isso, criando uma base frágil e sem representatividade nas esferas estaduais e federais.

O quadro é desolador.  Alguns prefeitos acreditam, que sozinhos são fortes o suficiente para adentrarem o Palácio de Ondina, o Congresso Nacional, secretarias de estado e ministérios para reivindicarem investimentos para seus redutos.

Há muitos anos que os municípios, mesmo os pequenos e esquecidos se dividem, como se fossem tribos inimigas, ou grandes adversários.

Isso não é diferente das cidades maiores a exemplo de Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas.  Fato corriqueiro também nas pequenas cidades como, Itagimirim, Itapebi, Guaratinga, Itabela e outras. Quem ganha com isso são os políticos espertalhões, os chamados “copas do mundo”, que nesse motim, encontram brecha para se lambuzarem e se elegerem a cada eleição, para depois sumirem, sem nenhum compromisso com as comunidades.   

Quem perde com isso é o povo. Pois os desafetos na política, logo se arrumam nos caminhos eleitorais, se abraçam, se beijam, e a razão, esta se perde nesse histórico perverso.

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado