Bahia, 29 de Abril de 2024
ECONOMIA

Comerciantes reagem contra a falta de indústrias e a geração de renda e empregos em Eunápolis
O momento é delicado para a economia no município. A ausência do Governo Estadual e a falta de parceria.
Por: Jackson Domiciano
17/07/2013 - 16:53:06

 A classe empresarial de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, anda insatisfeita com os últimos resultados, referentes ao desempenho das  vendas dos últimos três meses e ao recebimento dos títulos e dos cheques. Isso de modo geral no comércio.

 O setor de autopeças que se localiza, na sua maioria, ao longo da BR 101, nesta cidade, lamenta que 60% dos clientes em carteira estão inadimplentes. Uma dura realidade, para um setor que esbanjava gordura para fazer investimentos, mas que hoje, amarga enorme queda nas vendas e serviços. 

Um dos fatores apontados pelo empresário Jonacir Baldo, pioneiro no ramo, é o fraco movimento nas oficinas mecânicas, a falta de geração de emprego e renda para a população, e acima de tudo, a falta de perspectiva para o aporte de indústrias no município. “Não existem projetos à vista para a implantação de fabricas, nem mesmo as menores. Por outro lado, o empresário está sufocado pelas cobranças e exigências do Governo. Trabalhadores estão perdendo o poder de compra, e o empregador sem condições de pagar seus salários”, disse Jonacir.

O momento é delicado para a economia no município. A ausência do Governo Estadual e a falta de parceria no processo de desenvolvimento do setor produtivo, chega a zero.  Não existem políticas voltadas para o setor produtivo na região da Costa do Descobrimento.

 A Secretaria de Indústria e Comércio é inoperante neste município. Tem atuação ruim, isso desagrada os setores da indústria e do comércio de Eunápolis, que também não encontra suporte para amplos debates.

O secretário de Indústria e Comércio, Sérgio Gabrielli, esteve na região, na cidade de Porto Seguro, no dia 21 de março, para um embate político evasivo, sem mostrar nenhum projeto concreto para o empresariado local. Ele ressaltou que até em 2015, em toda Bahia, Estado e União investirão cerca de R$ 17 bilhões, em rodovias, ferrovias e portos. O Porto de Ilhéus está com a licença suspensa, assim como a ferrovia Leste/Oeste, e a duplicação da BR 101, não passa de um projeto fantasma.   

O setor representativo do comerciante local, não aparece com firmeza, buscando o enfrentamento e a discussão sobre o futuro econômico e industrial de Eunápolis. “Tudo até agora, não passou de conversa fiada e sem avanços palpáveis”, reclama um empresário local.

Parado a beira do caminho. Sobre o futuro econômico e industrial de Eunápolis. “Tudo até agora, não passou de conversa fiada e sem avanços palpáveis”, reclama um empresário local.

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado