Bahia, 29 de Abril de 2024
AGRICULTURA

Censo rural na município de Porto Seguro será concluído neste mês de julho.
Para secretário, números mostram vigor da agricultura, que pode ser tão importante quanto o turismo para a economia do município
Por: Secretaria de Agricultura Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
17/07/2013 - 08:29:43

 Com cerca de 90% do levantamento já concluído, o Censo Rural de Porto Seguro, que está sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, revela um grande potencial agrícola no município, que vem surpreendendo e motivando ainda mais a prefeita Cláudia Oliveira, o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt e sua equipe.  “Muita gente acha que Porto Seguro vive só do turismo, mas a agricultura em Porto Seguro é uma das mais fortes do Extremo Sul”, constata Bittencourt.

Na opinião do secretário, a partir do diagnóstico detalhado que está sendo feito, será possível contestar inclusive os números do IBGE (veja quadro abaixo), que segundo ele, estão defasados em relação à quantidade de produtos cultivados e comercializados, número de propriedades, extensão das terras e até os dados em relação à população do um município.

Para Bittencourt, tudo isso vai facilitar a captação de mais investimentos para a produção rural. “Isso significa mais verbas para a área agrícola e mais desenvolvimento para a agricultura, beneficiando tanto o pequeno quanto o grande produtor”, salienta, destacando o empenho da prefeita Cláudia Oliveira para valorizar e incrementar esse importante segmento da economia.

“O grande entrave na vida dos produtores era a péssima condição das estradas. A prefeita teve essa visão e disponibilizou uma patrulha mecanizada que está transformando a situação das estradas vicinais. Graças ao apoio da prefeita, a agricultura está se desenvolvendo e mostrando que Porto Seguro não é só turismo”, resume o secretário. Bittencourt informa que o próximo passo será o mapeamento com levantamento da quilometragem e criação das rodovias vicinais do município.

 

Veja a comparação de alguns dados do IBGE e do Censo Rural da Prefeitura:

Produto

Censo do IBGE – 2011

Censo Rural Prefeitura – 2012/13

Café

5.800 sacas

+ de 250 mil sacas

Coco

10 mil frutos

+ de 500 mil frutos

Cacau

3.000 sacas

+ de 24 mil sacas

Gado

40 mil cabeças

+ de 50 mil cabeças

Propriedades rurais

853

+ de 1.500

 Fazenda de gado; economia Rural em Porto Seguro é uma das mais fortes do Extremo Sul

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado