Bahia, 29 de Abril de 2024
ECONOMIA

Vereadores de Eunápolis querem debate sobre o enfraquecimento do setor de celulose no município
Legislativo eunapolitano mostra-se preocupado com o número de oficinas mecânicas que estão à beira da falência, com o fechamento das empresas terceirizadas, e o emperramento da construção da nova fábrica da Veracel, até agora sem solução.
Por: Jackson Domiciano
13/07/2013 - 09:22:13

 O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Osvaldo Pereira esteve reunido nesta quinta-feira, 11, com outros membros da Casa, em seu gabinete e ventilou a proposta de se discutir em caráter de urgência a questão do emperramento do setor de celulose no município eunapolitano, e na região.

Durante a conversa sobre o assunto, no gabinete do presidente, estavam, o vereador Eduardo Roseno, e o assessor jurídico da Câmara, que também argumentaram sobre a necessidade de se ampliar os debates sobre a atual situação de estagnação do setor da silvicultura neste município. O vereador Roseno mostrou-se preocupado com o número de oficinas mecânicas que estão à beira da falência, com o fechamento das empresas terceirizadas, e o emperramento da construção da nova fábrica da Veracel, até agora sem solução.

Já o vereador Aderbal Costa, também contatado na manhã desta sexta-feira, 12, se disse preocupado com a situação em que se encontra o setor da celulose, e garantiu fazer contatos com o presidente da Veracel e estender o convite para se colocar em pauta uma ampla discussão sobre o segmento.

Na verdade, o que se observa é o desinteresse dos investidores, afugentados pelas inúmeras ameaças por parte dos ambientalistas, Ministério Público e Movimentos Pela Terra, que ao longo dos últimos anos teimam em macular a celulose, espantando os recursos e até mesmo pregando discursos evasivos e danosos.

Por outro lado, o Governo do Estado, joga dos dois lados. Abraça a Veracel Celulose, e protege aos Movimentos pela Terra. Ao ponto de inibir que a Polícia Militar cumprisse as reintegrações de posse, após decisões pela Justiça. Isso tem acontecido desde que os Movimentos iniciaram as invasões e as derrubadas dos eucaliptos em toda a região aos olhos do próprio governo.

O assunto é amplo e merece grande discussão, envolvendo entidades representativas, de classe, políticos, agentes públicos, prefeitura municipal e outros.

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado