Bahia, 12 de Abril de 2026
Por: Divulgação
31/03/2026 - 01:20:42

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Eunápolis deverá revogar o Título de Cidadão concedido ao prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, aprovado na sessão desta terça-feira, 31, por iniciativa do vereador Adriano Cardoso.

A decisão deverá ser tomada diante de questionamentos sobre a legalidade da matéria, uma vez que já existe um decreto legislativo anterior concedendo a mesma honraria ao então deputado estadual Jânio Natal.

Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2018, de autoria do ex-vereador Jota Batista, aprovado pela Câmara de Eunápolis quando Jânio Natal exercia mandato na Assembleia Legislativa da Bahia e era o principal representante político da Costa do Descobrimento.

Apesar da aprovação à época, Jânio Natal nunca recebeu oficialmente o título, por razões que até hoje não foram esclarecidas.

Com a descoberta da existência do decreto de 2018, a atual concessão passou a ser considerada juridicamente inviável, já que não seria possível conceder novamente uma honraria já aprovada anteriormente.

Diante da situação, o presidente da Câmara, Valdiran Marques, deverá encaminhar um novo decreto legislativo revogando a matéria aprovada nesta terça-feira.

Nos bastidores, a avaliação é de que parte dos vereadores desconhecia a existência da homenagem aprovada em 2018, enquanto outros podem ter sido induzidos a erro durante a tramitação do projeto.

Decreto de 2018 de autoria de Jota Batista

Veja + Notícias/Geral
ATAQUE A TIROS

Tensão no campo: supostos índios armados de fuzis aterrorizam produtor rural na região de Prado
Um grave episódio de violência foi registrado na tarde desta quinta-feira (09) na zona rural de Prado, no extremo sul da Bahia. De acordo com relatos de familiares, um grupo de homens armados, supostamente se passando por indígenas, invadiu uma propriedade agrícola, denominada Caprichosa, encurralou o produtor Djalma Galão e seus filhos e ateou fogo em áreas da fazenda.