Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: Ascom/ Veracel Celulose
23/03/2023 - 05:47:46

No próximo sábado (25), o grupo de Rede de Percepção de Odor (RPO) da Veracel, vai se reunir na sede da Associação Lar da Menina, na cidade de Belmonte, no Sul da Bahia. A RPO é formada por membros das comunidades da região do entorno da fábrica da empresa -- localizada em Eunápolis (BA). Esses voluntários monitoram, por meio de registros de odor, eventuais emissões atmosféricas do processo produtivo da empresa. O evento tem um significado especial: será a primeira vez que a RPO se reúne presencialmente em três anos, devido às medidas de proteção adotadas diante da pandemia de Covid-19. Criada em 2005 pela área de controle ambiental industrial, a RPO é uma iniciativa de destaque entre as empresas de celulose.

A ação vem ajudando a companhia a direcionar investimentos de controle ambiental em sua fábrica. “A Rede de Percepção de Odor tem importância fundamental para a melhoria dos nossos padrões de qualidade operacional”, afirma o diretor Industrial da Veracel, Ari Medeiros. “O compromisso das pessoas que fazem a Rede funcionar contribui para que sejamos referência nacional em controle ambiental”, destaca o diretor. “Poucas empresas no país possuem um sistema de percepção de excelência como o nosso, marcado pela perenidade, com pessoas que se mantêm comprometidas por tantos anos”, diz ainda Medeiros.

Durante o evento, serão apresentados os registros de 2022 – houve apenas uma ocorrência -, além das ações corretivas já realizadas pela empresa. Também será apresentado um histórico dos registros de odor nas comunidades ao longo dos 18 anos da Rede, além de perspectivas para o futuro do grupo, com sugestões para as novas rodadas de treinamento dos participantes.

Como funciona a Rede de Percepção de Odor

A Rede de Percepção de Odor (RPO) é formada por 25 voluntários que residem em cidades e povoados no entorno da fábrica da Veracel. São moradores de Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Santa Maria Eterna, Eunápolis, Mundo Novo, Projeto Maravilha, Vera Cruz e Barrolândia. 

O grupo é treinado, periodicamente, para identificar o cheiro característico do processo de fabricação de celulose e para notificar a empresa em caso de qualquer incômodo ou irregularidade. Os voluntários atuam também na validação dos registros de percepção de odor do ano anterior.

Eles usam um canal 0800 para comunicar as ocorrências aos gestores da fábrica e qualificam o odor como forte ou fraco. “O cheiro não causa nenhum mal à saúde, mas pode ser desagradável. Por isso a RPO é tão importante. Temos compromisso com a comunidade e respeito pelo meio ambiente”, explica o coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos. “Nossa meta genuína é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem no entorno de nossas instalações. E a Rede de Percepção de Odor nos ajuda a entender se nossas práticas de controle ambiental industrial estão sendo eficientes para evitar ocorrências nas comunidades”, complementa o coordenador.

Ao longo dos anos, os resultados do monitoramento têm indicado uma importante evolução no controle de odor e dos padrões operacionais da fábrica.

 
SERVIÇO
Reunião da Rede de Percepção de Odor (RPO) da Veracel
Local: Associação Lar da Menina – Tv. Marquês de Santa Cruz, 290 - Belmonte (BA)
Data: 25 de março, a partir das 8h30


Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Veja + Notícias/Geral