Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: G1
18/10/2021 - 15:01:44

O clima no G7, grupo majoritário da CPI da Covid, está muito ruim. Chegou a tal ponto que senadores da cúpula da comissão saíram em campo para evitar uma divisão na reta final dos trabalhos.

A estratégia é ter uma reunião para acalmar os ânimos, principalmente entre o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

Aziz tem reclamado publicamente do vazamento do relatório de Renan antes de o documento ter chegado às mãos dos integrantes da CPI. Isso porque alguns pontos do relatório geram divergências, e o entendimento era que, antes da divulgação, o grupo fecharia uma proposta final.

O presidente da CPI lembra que o relatório é do senador Renan Calheiros, mas tem de ser aprovado pelo plenário da comissão. O G7 tem senadores independentes e de oposição, que controlaram os trabalhos da comissão. O grupo chegou a ter divergências durante esses meses, mas nada que colocasse em risco a união dos integrantes.

Renan Calheiros, ao ser informado da insatisfação de Omar Aziz, buscou um aceno de paz, afirmando que o relatório final, apesar de ser uma responsabilidade sua, não pode ser fruto de uma “individualidade”, mas sim um trabalho conjunto, exatamente porque o documento tem de ser aprovado pelo plenário da CPI.

O clima ruim levou ao adiamento da leitura do documento de terça (19) para quarta-feira (20). Já a votação, que seria na quarta, ficou para o próximo dia 26.

A ideia é retomar a unidade da cúpula da comissão e fechar um relatório final acordado entre os integrantes da CPI.

 

Veja + Notícias/Geral