Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Secom
02/04/2020 - 07:10:33

As feiras livres e os mercados municipais funcionam como verdadeiros supermercados dos municípios e seguem em atividade na maior parte da Bahia, uma vez que a produção e a comercialização de alimentos estão entre as atividades essenciais previstas para este período de pandemia do coronavírus (Covid-19). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem alertando os agricultores e agricultoras familiares quanto aos cuidados necessários para evitar contaminação pelo vírus. 

Dentre as ações que já vinham sendo executadas para beneficiar esse setor, estão a reestruturação de feiras livres, com entrega de barracas padronizadas e a construção, ampliação ou requalificação de mercados municipais. Agora, as feiras devem funcionar, especialmente onde não há casos confirmados do novo coronavírus, observando os decretos municipais para este período de pandemia e cumprindo as recomendações de higiene e o distanciamento mínimo entre pessoas e barracas.

A SDR elaborou um Guia Básico para esclarecer dúvidas e orientar agricultoras e agricultores familiares e consumidores em geral, com informações que incluem o que é a pandemia, os grupos de risco, principais sintomas e formas de transmissão, além dos cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da produção e comercialização da produção. O guia está disponível neste link. 

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, ressalta que quem produz os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são os agricultores familiares, assentados e assentadas da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. “Essa é a turma que produz o feijão, as verduras, as hortaliças, a mandioca e a farinha, entre outros alimentos. Nesse momento de enfrentamento da Covid-19, esse alimento de qualidade tem que chegar à nossa mesa e o instrumento mais utilizado por eles são as feiras livres. Só que agora, obedecendo a alguns critérios, orientações sanitárias e evitando aglomerações", afirma. 

Veja + Notícias/Geral