A poucos homens é dada a boa estrela de cunhar uma imagem como a que se tornou o médico pediatra Darlan Andrade. Uma imagem que abarca a tantas outras. Um profissional amado pelos colegas, e por gerações. Pessoas que desde crianças muito pequeninas passaram por suas mãos, em diversos momentos. Ele concentra tanta beleza e profissionalismo que é capaz de falarem sozinhas por seu tempo. São 38 anos de atendimento na área pediátrica em Eunápolis. Um longo caminho de conquistas e eternas participações, a exemplo do pedido ao então governador Roberto Santos, para que se criasse o Hospital Geral de Eunápolis, onde ele atende diuturnamente, com a mesma delicadeza e carinho.
Como profundo merecimento, o pediatra Darlan Andrade recebeu uma bela homenagem dos diretores do Hospital Regional de Eunápolis, na quinta-feira, 22, dando à ala da Pediatria daquela unidade, o nome seu nome. Com direito a placa e tudo mais.
Em seguida, ele ainda recebeu outra homenagem das mãos dos diretores do HGE, juntamente com o prefeito Neto Guerrieri, que em seu pronunciamento disse que tem muito a agradecer ao médico Darlan Andrade que largou tudo na vida para se dedicar às crianças.
Em sua fala, Dr. Darlan enfatizou que o HGE foi uma semente que se plantou. Ressaltou sobre a situação dramática da saúde Pública naquele tempo, vendo as crianças sendo tratadas em posto de saúde. “Eu disse para o então governador Roberto Santos. Nós precisamos de um hospital!. Tudo começou com um pequeno hospital. Robério Oliveira transformou e Neto Guerrieri ampliou. Em breve será um formador de profissionais. Neto está de parabéns. Aqui, internamos pacientes de outros municípios. Nós nos tornamos uma referência. Estamos com bons profissionais. Temos um dos menores índices de mortalidade infantil da Bahia. Três mortes para mil atendimentos. De coração, peço a Deus que permaneçamos aqui por muito tempo” concluiu Darlan.