Bahia, 28 de Março de 2024
SAÚDE

Unidades Básicas de Saúde no município de Eunápolis seguem padrão nacional de qualidade
Diferente da triste realidade de UBS’s em diversas partes do país, o Município de Eunápolis se destaca em seu Departamento de Atenção Básica.
Por: Jackson Domiciano
03/03/2015 - 17:53:45

Diferente da triste realidade de UBS’s em diversas partes do país, o Município de Eunápolis se destaca em seu Departamento de Atenção Básica e comprova, através das estruturas físicas de suas Unidades Básicas de Saúde, o comprometimento da gestão na utilização dos recursos do SUS.

A Secretaria de Saúde de Eunápolis mantêm hoje 20 estruturas físicas, dispondo ao todo de 24 Equipes de Saúde da Família e 04 Equipes de PACS, contempladas com aproximadamente 32 médicos, 34 enfermeiros, 20 odontólogos, além de técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Novas estruturas – Com 14 Unidades Básicas de Saúde em construção, o Prefeito Neto Guerrieri está transformando a saúde de Eunápolis e garantindo melhores condições às UBS’s, que são a porta de entrada do SUS. “Nossas UBS’s serão próprias, seguindo os padrões determinados pelo Ministério da Saúde, com Alvará Sanitário, consultórios médicos, de enfermagem, odontológico, sala de reunião, farmácia básica, sala de vacina, sala de procedimentos/triagem, recepção ampla e cozinha, além de uma agradável área externa”, ressaltou o secretário de Saúde, Mário Gontijo.

De acordo com o secretário, as Unidades que já eram próprias foram reformadas, ampliadas e adequadas dispondo hoje de ambientes climatizados, informatização, mobiliários novos e equipamentos como autoclave, negatoscópio, estetoscópio, esfigmomanômetro, glicosímetro, kit de monofilamentos, dentre outros.

Mais Médicos – Na manhã desta terça-feira, 03/03, os 16 médicos cubanos que atuam em Eunápolis pelo Programa Federal Mais Médicos, se reuniram com a equipe da Atenção Básica no Hotel Oceania, onde receberam as instruções e planejamento para o início das atividades 2015. “Os médicos retornaram das férias e reiniciarão suas atividades amanhã (quarta-feira – 04/03)”, contou Liziane Bonfim da Silva, Coordenadora Municipal da Atenção Básica.

Veja + Notícias/Geral