Bahia, 20 de Abril de 2024
SECRETARIA DE AGRICULTURA E PESCA

Multicarnes: primeira empresa certificada pelo SIM (Serviçode Inspeção Municipal) em Porto
Após quase um ano buscando se adequar às exigências da legislação municipal, a empresa Multicarnes, de Porto Seguro, é a primeira a receber o selo do SIM.
Por: Secretaria de Agricultura e Pesca
03/03/2015 - 11:19:05

Após quase um ano buscando se adequar às exigências da legislação municipal, a empresa Multicarnes, de Porto Seguro, é a primeira a receber o selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para produtos de origem animal. Segundo o proprietário da empresa, Cícero André dos Santos Silva, durante esse período, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura acompanharam de perto todos os processos desde a aquisição do frango vivo, passando pelo abate até o processo final de embalagem para a venda ao consumidor. Após fazer uma série de ajustes, adequações e aprimoramento dos processos, finalmente sua empresa foi contemplada pelo selo do SIM.

“Antes não tínhamos um órgão competente para nos atender. Agora não precisamos procurar profissionais de fora, pois a Prefeitura dispõe de uma equipe capacitada, que nos ofereceu um ótimo atendimento, com toda a estrutura necessária para tirar dúvidas e nos apoiar no sentido de trabalhar com mais qualidade e segurança”, diz o empresário.  Entre as normas seguidas pela empresa estão: o acompanhamento das aves por um médico veterinário, a aquisição de novos equipamentos, dedetização preventiva no frigorífico, duas vezes por semana, climatização de toda a área de produção, tratamento da água potável e do esgoto, embalagem personalizada e lacrada e o transporte do produto final feito em câmara frigorífica.

Mesmo após a certificação, a empresa continua a ser inspecionada pela prefeitura. “É com muita satisfação que a Secretaria de Agricultura concede o selo do SIM para essa empresa, que cumpriu todas as exigências da legislação e agora pode comercializar seus produtos dentro das mais rígidas normas sanitárias”, diz o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt. Outras nove empresas, envolvendo vários segmentos na área de produtos de origem animal, como laticínios, indústria de embutidos, defumados, entre outros, já deram entrada na secretaria, solicitando o selo.

O SIM foi criado pela prefeitura através da Lei Nº 1063/13, com o objetivo de regularizar a situação dos produtores e transformadores de matérias primas de origem animal e seus derivados em produtos para o consumo final. A equipe que atua no setor é formada por 10 profissionais, incluindo um veterinário, um engenheiro agrônomo e uma técnica de alimentos. “Esse sistema é muito interessante tanto para a Prefeitura quanto para o consumidor, porque agrega valor e crescimento ao mercado, gerando mais emprego e renda. Para o consumidor, representa a garantia do consumo de produtos de qualidade, com sanidade e higiene”, resume o secretário Bittencourt.

Veja + Notícias/Geral