Bahia, 29 de Março de 2024
POLÍTICA

Prefeitos da oitava região expuseram problemas dos seus municípios durante reunião do Consórcio
Os prefeitos associados ao Consórcio Municipal da 8ª Região Administrativa do Estado, que corresponde à Costa do Descobrimento.
Por: Jackson Domiciano
23/01/2015 - 17:24:52

Os prefeitos associados ao Consórcio Municipal da 8ª Região Administrativa do Estado, que corresponde à Costa do Descobrimento, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 23, no auditório do Hotel Portonapolis, na cidade de Eunápolis, onde debateram os sérios problemas que afeta todas as prefeituras da região, decorrentes da falta de recursos, isto é, dos repasses do Governo Estadual, que completa seis meses sem repassar as verbas para os setores da Saúde Pública, bem como, as verbas do Governo Federal, que também completa dois meses sem cair nos cofres municipais, e os cortes programados em sequência.

O prefeito Neto Guerrieri, presidente do Consórcio, explicou que a recessão imposta pelo Governo está agravando a crise nos municípios, tornando insuportável para os gestores. “Os repasses não acontecem. Isso inviabiliza as administrações em todos os municípios. Nós vamos para a marcha dos prefeitos, no dia 02 de fevereiro, em Brasília. O município é a ponta de tudo que acontece no País, e termina sendo o culpado por todas as situações ruins que a população enfrenta. Cada prefeito precisa resolver seus problemas e atender seus munícipes, mas o Estado nos deve 04 meses. O Governo Federal deve 02 meses. Não podemos pagar as despesas que não são nossas”, desabafou  presidente Neto Guerrieri.


 O prefeito de Itabela, Júnior Dapé, também fez duras críticas ao Estado, lembrando que a saúde pública em seu município tem gastos de R$1,3 milhão, no entanto, recebe apenas R$ 600 mil. A segurança pública está um verdadeiro caos. “Temos uma Companhia Independente, em Eunápolis, com apenas 60 policiais para atender tantos problemas. As gangues estão se matando todos os dias, e a culpa de toda coisa ruim que acontece é do prefeito”, concluiu Jr. Dapé.

Os prefeitos kenoel Viana, de Guaratinga; de Itagimirim, representado pelo secretário Reinaldo Queiroz, e Alice Maria, de Belmonte, também expuseram seus graves problemas e os gargalos deixados pelo Governo Estadual e Federal, que estão emperrando setores importantes como a Saúde Pública.

A imprensa teve grande participação nos debates, ouviu os prefeitos, garantindo apoio à luta municipalista, com vista ao fortalecimento da região extremo sul da Bahia.   

 

Veja + Notícias/Geral