Bahia, 29 de Março de 2024
VERACEL

Grande marca para a Bahia: Veracel alcança a produção de dez milhões de toneladas de celulose
Situada no município de Eunápolis, a fábrica da Veracel opera desde 2005, produzindo uma fibra de celulose altamente qualificada, com mais de 99% de Qualidade Prime.
Por: Ascom Veracel
21/11/2014 - 12:19:44

No mês de novembro, a fábrica da Veracel Celulose, com pouco mais de nove anos de operação, conquistou a importante marca de 10.000.000 (dez milhões) de toneladas de celulose produzidas por meio de processos sustentáveis desenvolvidos com respeito ao meio ambiente, às pessoas e à economia local.

De acordo com o diretor de Operações Industriais da Veracel, Ari Medeiros, esta conquista é fruto do empenho e dedicação de cada um dos colaboradores e os benefícios se estendem por toda a região. “Graças ao empenho de todos os colaboradores envolvidos na cadeia produtiva da empresa, conseguimos produzir 20% acima da capacidade original da fábrica, de forma sustentável com 100% de madeira certificada. Este resultado faz parte da história de cada um de nós e, sem dúvida, de toda região”, enfatizou.

Situada no município de Eunápolis, a fábrica da Veracel opera desde 2005, produzindo uma fibra de celulose altamente qualificada, com mais de 99% de Qualidade Prime. Toda a celulose produzida pela empresa é transportada por via marítima até o Portocel, em Barra do Riacho/ES, e de lá segue para as suas acionistas: a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso. A Veracel é considerada uma das indústrias mais modernas do mundo e exemplo de sustentabilidade e eficiência para o setor. Sua moderna tecnologia de produção e eficiência operacional possui capacidade para produzir até 1,3 milhão de tonelada de celulose de fibra curta por ano e suas boas práticas de manejo florestal e cadeia de custódia são reconhecidas internacionalmente.

Comprometida com o desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia, a conquista dessa marca de dez milhões de toneladas de celulose produzidas pela Veracel representa importantes ganhos não só para a empresa, mas também para toda a região. Neste período de operações industriais (pouco mais de nove anos), a Veracel investiu 4,5 bilhões de reais em compras e serviços no estado da Bahia e, destes, 2,9 bilhões foram direcionados para os 10 municípios de sua área de atuação. Além disso, mais de 80 milhões de reais foram investidos em saúde, educação, geração de renda e infraestrutura locais; 830 milhões de impostos foram apurados e quase meio bilhão de reais investidos na remuneração de seus colaboradores próprios. Tudo isso contribuiu para a geração de emprego, renda e para a movimentação da economia. Além dos benefícios sociais e econômicos, a empresa também tem contribuído para a preservação do meio ambiente. Em uma década, por meio do Programa Mata Atlântica (PMA), mais de cinco mil hectares de Mata Atlântica foram restaurados, conectando cerca de 65 mil hectares em toda a região.

Para o diretor presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, a conquista desta marca de 10 milhões de toneladas de celulose produzidas com responsabilidade e sustentabilidade é a garantia de que o compromisso do empreendimento vai além da busca pela excelência do produto final. “Na Veracel, a sustentabilidade é algo que se concretiza no nosso dia a dia. Por isso, chegar a 10 milhões de toneladas em pouco mais de nove anos é uma grande conquista para nós. Mas, conseguir alcançar essa marca com eficiência, segurança, respeito ao meio ambiente, gerando emprego e renda às comunidades locais e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população, é um orgulho ainda maior para todos nós”, afirma.

 

Veja + Reportagem Especial