Bahia, 29 de Março de 2024
PORTO SEGURO

Tribo Pataxó é convidada para fazer parte dos Jogos Mundiais Indígenas na cidade de Palmas
Segundo ele, o governo de Tocantins criou uma secretaria extraordinária para cuidar exclusivamente dos Jogos Mundiais Indígenas
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
19/11/2014 - 18:54:05

Diante do sucesso da 8ª versão dos Jogos Indígenas Pataxó, realizados de 13 a 16 de novembro, em Porto Seguro, a tribo pataxó foi convidada formalmente a participar dos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecerá em setembro do próximo ano, na cidade de Palmas (Tocantins). O convite foi formulado pelos irmãos Carlos e Marcos Terena organizadores dos Jogos dos Povos Indígenas e da primeira versão mundial do evento, realizado desde 1996, pelo Comitê Intertribal Indígena, com o apoio do Ministério do Esporte.

“Os irmãos Terena participaram ativamente dos nossos jogos este ano, fizemos várias reuniões, eles elogiaram muito o bom nível do evento e o convite surgiu justamente pelo nosso empenho e pelo trabalho que vimos fazendo”, afirma o técnico da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, Ibuí Souza.  Segundo ele, o governo de Tocantins criou uma secretaria extraordinária para cuidar exclusivamente dos Jogos Mundiais Indígenas. “Com nossa experiência, podemos ajudá-los na organização e no trabalho voluntário, pois o povo Pataxó sempre vem para somar”, salienta.

Apesar das chuvas, mais de 2 mil pessoas participaram dos VIII Jogos Indígenas Pataxó, que reuniu cerca de 700 atletas d e 18 aldeias da tribo Pataxó, além de mais seis etnias convidadas – Koiunpaka (AL), Kuikuro (MT), Kiriri (BA), Tupinanbá (BA), Machacali (MG) e Pataxó Hã-Hã-Hãe (BA).  “Os Jogos Indígenas Pataxó vão além da competição. O espírito é de celebração e de apresentação da cultura pataxó. Queremos contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas para os indígenas e garantir nosso espaço nas discussões em prol do nosso povo”, diz o superintendente  Assuntos dos Povos Indígenas, Juari Pataxó.

Além das competições em 10 modalidades, a programação dos Jogos incluiu ainda o Fórum Social e a apresentação do artesanato indígena e não indígena, em 10 estandes montados pelo Sebrae. O evento contou com a participação de representantes de secretarias de vários estados e municípios, além de personalidades, como o ator Jayme Periad.  “O total envolvimento da Prefeitura, através da prefeita Cláudia Oliveira; da secretária Educação, Teresinha Siviero  e das secretarias de Obras e Serviços Públicos foram fundamentais para o sucesso do evento”,  avalia Ibuí. Segundo ele, a prefeita vestiu a camisa dos Jogos. “Ela esteve conosco, quis saber das nossas necessidades e ofereceu todo o apoio e estrutura necessária para que os Jogos Indígenas tivessem uma repercussão tão positiva”, assinala.

 

 

Veja + Notícias/Geral