Bahia, 23 de Abril de 2024
POLÍTICA

A sociedade deverá cobrar de Rui Costa ações concretas para as melhorias no extremo sul
Em sua coletiva à imprensa, na cidade de Eunápolis, no sábado que antecedeu a eleição do segundo turno, o novo governador Rui Costa, apesar de se apresentar.
Por: Jackson Domiciano
29/10/2014 - 12:37:18

Em sua coletiva à imprensa, na cidade de Eunápolis, no sábado que antecedeu a eleição do segundo turno, o novo governador Rui Costa, apesar de se apresentar de forma simpática e educada com todos, não apresentou uma proposta concreta para o desenvolvimento dos municípios da Costa do Descobrimento, a exemplo de Eunápolis. Talvez, aquele não fosse o momento apropriado, diante do nervosismo da campanha.

Ele, ao ser questionado sobre as propostas para esta região não foi contextual, saiu-se pela tangente, falou sobre a duplicação da rodovia BR 101, para daqui a quatro anos, e nada mais de objetivo.  É provável que Rui Costa ainda esteja esperando assumir o cargo para definir suas ações para Eunápolis e municípios circunvizinhos. Localidades sofridas e abandonadas pelo Governo Estadual nos últimos quatro anos. O que se viu, foram pequenos aportes originários do Governo Federal. Nada que enchesse os olhos dessa população.

Wagner esteve ausente de Eunápolis durante 26 meses completados em junho deste ano. Uma clara demonstração da sua falta de interesse pelo desenvolvimento regional. A fábrica da Veracel que seria um grande aporte industrial para a geração de divisas e empregos, se esbarrou nos entraves burocráticos dos órgãos estaduais. Os investidores recuaram diante das forças dos movimentos sociais pela terra que abocanharam de forma violenta mais de 15 mil hectares de terras, incendiou plantações e barbarizou impiedosamente. Esse foi um quadro negativo que esta região não quer novamente com Rui Costa.

O novo governador precisa assumir e concretizar seus projetos desenvolvimentistas para Eunápolis e região. Por outro lado, as entidades de classe e a sociedade devem ser mais organizadas e levarem a sério as cobranças transformadoras que criem esperanças e tragam novas perspectivas econômicas para todos. Caso contrário, o extremo sul da Bahia será um lugar onde o investidor não terá interesse de aportar seu dinheiro. Um lugar, onde os movimentos sociais se estabelecem em detrimento de outros interesses do agronegócio e econômico, essenciais para todo setor produtivo. 

Veja + Notícias/Geral