Bahia, 29 de Março de 2024
CULTURA

Carlinhos Brown recebe Comenda do Mérito Cultural, no Dia Nacional da Cultura
No dia nacional da Cultura, o Governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), irá premiar instituições e personalidades com a Comenda.
Por: SecultBA
28/10/2014 - 20:29:11

No dia nacional da Cultura, o Governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), irá premiar instituições e personalidades com a Comenda Cultural do Mérito como reconhecimento de contribuição a valorização da cultura no estado. Dentre os premiados da categoria Junior, destinada a instituições em ascensão no cenário cultural, o cantor e compositor Carlinhos Brown recebe a homenagem no próximo dia 5, no Teatro Castro Alves.

O cantor e compositor Carlinhos Brown, natural de Salvador, tem seu trabalho de ritmista e percussionista reconhecido em projeção internacional. Fundador da banda de percussão Timbalada, o cantor desenvolve até hoje trabalhos educativos de formação musical para jovens. Na categoria Junior também será premiada a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU; o dramaturgo, escritor e ator Aldri Antonio Alves da Anunciação; o poeta e escritor Aleilton Fonseca; o centro de conhecimento, cultura e inclusão social Cidade do Saber, localizado em Camaçari; o Circo do Capão; o diretor teatral Fernando Guerreiro, atual diretor da Fundação Gregório de Mattos; a atriz e cantora Laila Garin; o maestro Ricardo Castro e a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité.

As outras duas categorias da Comenda Cultural do Mérito são divididas em sênior e póstuma. Na categoria sênior, que contempla nomes de relevância incontestável para a cultura baiana, será homenageada a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Ayiê; o professor e historiador Cid Teixeira; o músico Elomar Figueira Mello; o escultor, curador e museólogo Emanoel Alves de Araújo; o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil; o professor e cineasta Guido Araújo; a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte; a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxossi; a escritora e poeta Myriam Fraga e o Teatro Vila Velha.

Na categoria póstuma, que deverá ser entregue aos familiares dos agraciados, os homenageados serão: O arquiteto Diógenes de Almeida Rebouças; o músico Dorival Caymmi; o médico e criador e reitor da então Universidade da Bahia, Edgard Santos; o cineasta Glauber Rocha; o escritor João Ubaldo Ribeiro; o escritor Jorge Amado; o artista plástico, escritor e sacerdote afro-brasileiro Mestre Didi; os mestres fundadores da Capoeira Pastinha e Bimba; o geógrafo Milton Santos e o produtor, dramaturgo e ator Ruy Cezar.

 

Veja + Notícias/Geral