Bahia, 29 de Março de 2024
POLÍCIA

Dilma governará um Brasil dividido, o Sul e o Nordeste se divergem.
No Brasil de economia avançada, capitalista, industrializada, venceu Aécio Neves, do PSDB.
Por: Fábio Campana e Jackson Domiciano
27/10/2014 - 20:40:03

A presidenta Dilma Rousseff reelegeu-se para mais quatro anos de mandato, ganhando a eleição por muito pouco. O país ficou nitidamente dividido. O Sul e Sudeste votaram em Aécio, o Norte e o Nordeste votaram em Dilma.  No Brasil de economia avançada, capitalista, industrializada, venceu Aécio Neves, do PSDB. Aécio venceu no sudeste, no sul, no centro-oeste.

Dilma garantiu-se no cargo com os votos dos bolsões do nordeste e norte onde a política assistencialista pesa a seu favor.  Incluindo o Bolsa Família, o Pronatec, o Minha Casa, Minha Vida, os Movimentos Sociais pela Terra. Esses, certamente elegeu Dilma Rousseff nos fundões e nos grotões.

Mesmo com a derrota, Aécio conquistou 64,29% dos votos em São Paulo, contra 35,71% de Dilma.  Seria o diferencial, caso ele não tivesse perdido em Minas Gerais. Aécio foi governador de Minas duas vezes, mas foi superado por Dilma nesta eleição presidencial. Lá, a petista teve 52,40% dos votos, contra 47,60% de Aécio.

Ainda no Sudeste, Dilma venceu no Rio de Janeiro por 54,94% a 45,06% dos votos. No Espírito Santo, Aécio saiu vitorioso com 53,85%, contra 46,15% da eleita.No Nordeste, Dilma superou o candidato tucano.

Já no Nordeste ela venceu nos nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A presidente Dilma Rousseff, que disputou pelo PT as eleições deste ano, terá mais quatro anos de mandato como presidente do país.  Após 111 dias de campanha e uma disputa acirrada com Aécio Neves (PSDB) em segundo turno marcado por ataques e acusações, Dilma obteve vitória apertada sobre Aécio: 51,45% contra 48,55%. Com a população e o Congresso divididos, um dos desafios da presidente será, em seu governo, conseguir unir o Brasil.

Muita coisa deve mudar no novo Governo de Dilma. Para começar, ela deve desatrelar-se publicamente de Lula. Ficou feio para ela, neste domingo, durante o seu pronunciamento  chamou o ex-mandatário, de “presidente Lula”.

O resto, a presidenta já conhece como ninguém. Isso foi mostrado no fim da apuração dos votos, quando metade do País, disse não à realidade que em vivemos. 

Veja + Notícias/Política