Bahia, 29 de Março de 2024
POLÍCIA

Poucas vezes na história o Brasil se dividiu entre dois candidatos à presidência da República
Em todos os lugares, nas ruas, no trabalho, nas filas, nos táxis, o principal fato em discussões é a disputa entre Aécio e Dilma.
Por: Jackson Domiciano
23/10/2014 - 14:25:06

Poucas vezes na história recente das eleições, o Brasil esteve tão dividido como agora, em torno das candidaturas presidenciais de Dilma Rousseff e Aécio Neves.  Na reta final das campanhas, o eleitor nunca esteve tão fissurado em uma eleição vista como disputadíssima, onde os candidatos disputam palmo a palmo os redutos eleitorais de Norte a Sul.

As mais recentes pesquisas oscilam, uma hora apontando Aécio, outra hora a presidenta Dilma. Os debates nas TVs são calorosos deixando os ânimos acirrados, com pautas quentes e agressivas. Ao todo, as propagandas são de ataques pessoais, precisando da intervenção do Tribunal Superior Eleitoral em suspender as inserções que possuem posturas inadequadas.

Essas eleições dominam as redes sociais de tal forma que passa a ser o assunto diário na sociedade, que ganha corpo e cresce assustadoramente. Em todos os lugares, nas ruas, no trabalho, nas filas, nos táxis, o principal fato em discussões é a disputa entre Aécio e Dilma.

O enorme conteúdo em torno da eleição, supera nas redes sociais, todos os demais assuntos do momento.  A juventude está interagindo, fazendo do Facebook e de outras plataformas, novos canais para se comunicarem de forma aberta, no plano mais alto das acirradas discussões virtuais. É uma nova forma de a juventude participar, e historicamente vivenciar este momento democrático.

Nas cidades do Extremo Sul da Bahia, a exemplo de Eunápolis e Porto Seguro, as campanhas estão disputadas. O eleitor parece dividido entre Aécio e Dilma.  Vive-se uma grande maratona, na busca de votos para seus candidatos.  Os adeptos de Aécio, como o prefeito de Salvador ACM Neto, visitou as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, nesta terça-feira, 21, trazendo todo seu staff da política baiana para conclamar o voto para o candidato tucano.

Já nesta quinta-feira, 23, o governador eleito Rui Costa, teria visita Eunápolis e Porto, pedindo votos para a candidata  Dilma Rousseff.  Ato cancelado na mesma manhã, devido ao mau tempo. Este quadro mostra que a eleição está animada, recebendo a adesão do eleitor, agora mais envolvido no pleito. Uma nobre demonstração de que a democracia no Brasil está no caminho certo.  Isso dá ao brasileiro a sensação de liberdade e da livre escolha, o resto, é torcer que os dois lados encontrem o foco e após eleição e se ajudem, no sentido de se construir um País melhor.

Veja + Notícias/Política