Bahia, 25 de Abril de 2024
COMÉRCIO

Dia do Pão é festejado nesta quinta-feira com degustações na Delícias Padaria em Eunápolis
O Dia Mundial do Pão, 16 de outubro foi festejado com muita alegria, pelos proprietários da Delícias Padaria, na cidade de Eunápolis.
Por: Jackson Domiciano
18/10/2014 - 12:41:30

O Dia Mundial do Pão, 16 de outubro foi festejado com muita alegria, pelos proprietários da Delícias Padaria, na cidade de Eunápolis, no bairro do Pequi.

Anualmente esses empreendedores Reginaldo Araújo e Maria Rita, dedicam o dia para oferecerem em seus estabelecimentos todo tipo de guloseimas, doces, diversos tipos de pães e outros atrativos. Durante o dia na parte da manhã das 06 às 10 horas e na parte da tarde das 16 às horas todos os clientes degustaram vários produtos.

O pão é um dos alimentos mais antigos e apreciados do mundo. Para muitos, um bom café da manhã deve ter sucos, frutas, leite, mas não é café da manhã se faltar o pão. De tão importante o alimento ganhou um dia só para ele: 16 de outubro, quando comemora-se o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. 

Apesar da grande variedade disponível atualmente, a essência de sua receita permanece a mesa: uma combinação de farinha, água, sal e fermento que, ao longo do tempo, foi enriquecida com grãos, temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas.

 

História

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de uma mistura de cereais com água, quando colocada sobre uma pedra quente, transformava-se em uma espécie de massa densa e saborosa. Apesar de ainda não ser conhecido como pão, a “coisa” era gostosa e saciava a fome em dias de caça fraca.

Segundo historiadores, o pão como conhecemos hoje, fermentado e macio, foi produzido pela primeira vez há cerca de 6 mil anos e teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque.

Veja + Notícias/Geral