Bahia, 25 de Abril de 2024
EUNÁPOLIS

Campanha Saúde na Estrada chega ao Posto Maioral na cidade de Eunápolis nesta sexta-feira
Segundo a diretoria da Ipiranga, o principal público desta campanha é o caminhoneiro. Esses têm pouco tempo, às vezes quase nenhum, para cuidar da saúde.
Por: Jackson Domiciano
31/07/2014 - 23:44:51

Segundo a diretoria da Ipiranga, o principal público desta campanha é o caminhoneiro. Esses têm pouco tempo, às vezes quase nenhum, para cuidar da saúde. No entanto, é uma profissão que demanda atenção e cuidados tanto pelo estresse e pela rotina pesada que enfrentam diariamente como também pelo sedentarismo, já que poucos se exercitam ao longo do dia. “Queremos motivar os caminhoneiros a estarem em dia com a saúde e a cuidarem melhor do corpo. Isso se reflete no bem-estar deles e também da família, que fica mais tranquila ao saber que, mesmo com as viagens constantes, eles estão se cuidando”, disse um dos diretores.

Em 2014, a iniciativa completa sete anos e passará por 100 postos em diferentes estados e regiões do país, oferecendo, gratuitamente, exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e vacinas. A previsão é que 50 mil motoristas sejam atendidos pelo projeto ao longo do ano.

Em 2013, a campanha percorreu 100 postos Ipiranga Rodo Rede em 90 cidades de 16 estados brasileiros e realizou mais de 44 mil atendimentos, revelando números importantes sobre a saúde dos motoristas: 8% estavam com as taxas de glicose alteradas; 22% das pessoas atendidas apresentaram problemas com pressão alta; 14% problemas em alguma das vistas e 73% apresentaram sobrepeso.

Desde 2012, a iniciativa, voltada especialmente para caminhoneiros, conta com a parceria do Ministério da Saúde, através do apoio à divulgação de suas campanhas e distribuição de material informativo promovendo a saúde e prevenção de doenças, destacando-se entre eles a Cartilha do Caminhoneiro, com dicas para o profissional da estrada viver melhor, dentro e fora dela.

A campanha itinerante conta ainda com o apoio de secretarias municipais e estaduais de Saúde e de universidades, e é realizada exclusivamente nos Postos Ipiranga Rodo Rede. 

Veja + Notícias/Geral