Bahia, 29 de Março de 2024
DIA INTERNACIONAL DO CACAU

Ilhéus comemora o Dia Internacional do Cacau e sedia o VI Festival do Chocolate evento se encerra neste domingo
Como maior produtor de cacau do Brasil, com aproximadamente 60% da produção nacional, o Estado da Bahia quer se tornar referência na produção do melhor chocolate.
Por: Ascom Seagri
26/07/2014 - 18:24:33

Como maior produtor de cacau do Brasil, com aproximadamente 60% da produção nacional, o Estado da Bahia quer se tornar referência na produção do melhor chocolate, afirma o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, que participou neste sábado (26), do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, e das comemorações do dia Internacional do Cacau, no domingo (27), em Ilhéus, representando o governador do Estado, Jaques Wagner.

 A Bahia já atrai olhar e paladar do Brasil e do mundo, neste segmento, com uma grande variedade de cacau, novos investimentos para aumento da produção, em especial do cacau fino ou gourmet, além do orgânico, e o surgimento de pequenas e médias indústrias com produção de chocolate, desde a amêndoa até o produto final. Em 2014, a expectativa é que a safra apresente crescimento de 3,45% com relação ao ano passado, com previsão de colheita de 163,47 mil toneladas.

 Como diferencial para o Festival deste ano serão escolhidos os melhores chocolates do Brasil, com júri especializado, e realizado o II Fórum Sobre a Produção de Cacau e Chocolate de origem 100% brasileiro, com palestras e debates. O evento que teve início nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27), conta com as parcerias da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Sistema FAEB/Senar), Costa do Cacau Convention Bureau, dentre outras entidades e organizações, além da programação cultural, cursos diversos, palestras e concursos.

Veja + Notícias/Geral