Bahia, 28 de Março de 2024
SAÚDE

Porto Seguro realizará Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas
A Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro será realizada no período de 01 a 30 de agosto. O trabalho desenvolvido pela atenção.
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
25/07/2014 - 23:09:22

 

A Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro será realizada no período de 01 a 30 de agosto. O trabalho desenvolvido pela atenção básica junto ao programa de saúde na escola objetiva fazer avaliação física das crianças de 5 a 14 anos do ensino infantil fundamental I e II das escolas municipais,  rurais e indígenas, a fim de diagnosticar precocemente os casos de hanseníase e verminoses. A ação abrange 103 escolas do município e beneficiará mais de 23.000 alunos.

Será disponibilizado nas escolas um formulário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis para ajudar na busca ativa de casos de hanseníase. Neste formulário, denominado ficha de autoimagem, a família informará se identifica sinais como manchas ou nódulos na pele dos filhos. 

“Os pais têm participação imprescindível investigando o aparecimento de manchas na pele das crianças. As informações são fundamentais para colaborar com o trabalho dos profissionais de saúde na busca ativa. Os casos com indicação positiva da hanseníase serão encaminhados para consulta e exame clínico na unidade de saúde mais próxima da casa do estudante, com prioridade de atendimento”, ressalta a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Para o combate a verminose, a secretaria de saúde fornecerá a distribuição do  medicamento albendazol usado para combater vermes intestinais, de forma a deformar o parasita e impossibilitar a sua sobrevivência dentro do corpo.

Veja + Notícias/Geral