Bahia, 24 de Abril de 2019
Por: Ascom Veracel
27/03/2019 - 11:26:30

A Associação dos Pequenos Agricultores de Petrolândia, no município de Belmonte, ganhou mais um incentivo para a produção de alimentos. As 21 famílias que fazem parte da associação foram contempladas pelo projeto Agrovida, desenvolvido pela Veracel Celulose. O projeto disponibiliza, em regime de comodato, áreas de recuo do plantio de eucalipto para o desenvolvimento da agricultura familiar. O contrato inicial é de cinco anos.  

Cada uma das famílias beneficiadas da Associação dos Pequenos Agricultores de Petrolândia recebeu cerca de um hectare para o plantio de frutas, verduras e hortaliças. Todas elas possuem histórico em atividades rurais. A entrega da área aconteceu no dia 20/03, no distrito de Petrolândia. Para iniciar o cultivo nas áreas, os agricultores receberam ferramentas agrícolas, sementes e adubo. “Vamos plantar feijão, milho, abóbora, melancia e mandioca e isso irá ajudar na renda de todas as famílias beneficiadas”, disse o presidente da associação, Evolde Correia Oliveira.

Criado em 2009, o Agrovida já beneficiou 85 famílias nas localidades de Itagimirim, Mundo Novo (Eunápolis), Ponto Central (Santa Cruz Cabrália) e Petrolândia (Belmonte). “Com este projeto, cooperamos com o fortalecimento das comunidades do nosso entorno”, destacou assessor de relações institucionais da Veracel, Pedro Cardoso.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA – Os 25 hectares de áreas de recuo da Veracel entregues aos agricultores foram demarcados e preparados para o plantio imediato de verduras e legumes. Ainda como forma de fomentar a agricultura familiar, o projeto Agrovida disponibiliza capacitação técnica para os associados.

As famílias receberão também noções de cooperativismo, como forma de garantir a sustentabilidade do projeto. “O Agrovida proporciona crescimento social para nós”, concluiu a agricultora Poliana Almeida, uma das beneficiadas com o projeto.

Veja + Reportagem Especial